Faça uma cotação ou ligue para 4004-4946

Filtrar
Gestão de Pessoas

A Importância da Qualidade no Trabalho

27/02/17 13:13

Pesquisas apontam que as características do ambiente profissional exercem um papel significativo no bem-estar do profissional

A maioria das pessoas passa uma parte significante das suas vidas trabalhando. Por isso, tudo que está relacionamento ao trabalho implica diretamente no que entendemos como qualidade de vida. Não se refere apenas a ter uma ocupação, mas de saber quais os elementos que contribuem para que a atividade seja benéfica ou não.

Apesar de sua importância, o tema ainda é pouco debatido – em parte, devido à dificuldade em se definir e medir a qualidade de vida no trabalho. Tradicionalmente, ela está associada ao valor do salário e aos benefícios que o funcionário recebe. Contudo, muitas pesquisas apontam que as características do ambiente profissional também exercem um papel significante no bem-estar do profissional.

Atividades que têm muita pressão envolvida podem trazer um grande desgaste emocional. A combinação de muitas tarefas com prazos de entrega apertados é um catalisador do estresse. O antídoto a isso pode ser a oferta de boas condições dentro do espaço de trabalho, além de uma boa remuneração. Assim, o trabalho vira um desafio e estimulará positivamente o profissional. Por outro lado, os empregos que exigem pouco esforço podem ser relaxantes, mas também um pouco entediantes.

A qualidade dos recursos e das ferramentas a que os profissionais têm acesso no ambiente de trabalho é um fator crítico para determinar em que medida um esforço vai criar estresse e tensão ou se ele será visto como um incentivo. O grau de autonomia sobre as suas tarefas diárias, o apoio recebido por colegas e chefes, a existência de objetivos claros e as chances de aprendizagem não só atenuam as consequências negativas em potencial dos trabalhos de alta performance, mas também se convertem em oportunidades para desenvolvimento e realização dos funcionários.

Evidências de estudos epidemiológicos indicam que quem está em um emprego com muita tensão – com um alto nível de exigência e poucos recursos – é mais propenso a sofrer uma série de problemas de saúde: esgotamento, hipertensão, doenças cardiovasculares, problemas de saúde mental e desenvolvimento de lesões musculares e ósseas.

A lista é longa e merece atenção. Entre as mulheres, um estudo recente publicado por pesquisadores de Harvard sugere que as que estão em trabalhos estressantes têm um risco 38% maior de sofrer de doenças do coração. Nesse mesmo grupo, a propensão a um ataque cardíaco é 68% maior do que nas mulheres que estão em posições menos exigentes.

Isto é preocupante, pois os trabalhos de alta exigência são relativamente generalizados. Um estudo da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) mostra que, na Europa, 20% dos funcionários reportam situações difíceis ao enfrentar múltiplas pressões no trabalho sem apoio e recursos adequados. Metade dos profissionais em posições com muita pressão afirma que a saúde é afetada pelo trabalho, em comparação a apenas 15% daqueles que trabalham com menos estresse. Este último grupo também se sai melhor em termos de saúde mental.

Os trabalhadores europeus em ocupações com alta dose de exigência também denunciam menor nível de satisfação no trabalho e maior nível de emoções negativas. A intimidação no ambiente profissional e as condições de trabalho perigosas são alguns dos fatores que mais prejudicam o cotidiano dessas pessoas.

Um ambiente de trabalho equilibrado (com ferramentas e recursos adequados para o desempenho das atividades) ameniza os males do estresse e é crucial para a motivação, a produtividade e, sobretudo, o bem-estar do profissional. Uma equipe em sintonia e trabalhando em conjunto também pode fazer uma grande diferença para a satisfação das pessoas.

Veja também

Gestão de Pessoas

Comemorar as pequenas conquistas no trabalho é fundamental

06/09/17 12:30

Confira no artigo três métodos comprovadamente eficazes para reconhecer seus colaboradores

Gestão de PessoasEstudos

Qual o valor da cultura da empresa para os colaboradores?

05/09/17 14:21

Trabalhar em um ambiente de trabalho inspirador faz diferença. Pesquisa da Sodexo mostra como os profissionais enxergam a importância da cultura corporativa.