Filtrar
Gestão de Pessoas

Atração e retenção de talentos nas ONGs

10/05/19 16:17

As ONGs se tornaram grandes empregadoras em todo o mundo e oferecem uma carreira significativa para seus talentos. Como mantê-los?

Como as ONGs podem atrair e reter talentos   

Não há como desprezar a importância no mercado de trabalho das mais de 10 milhões de Organizações Não-Governamentais (ONGs) espalhadas pelo mundo.  No Brasil, mais de 2 milhões de pessoas trabalham em instituições do terceiro setor. E a grande pergunta é:  como as ONGs se tornam atraentes para os melhores talentos, especialmente quando seus salários-base são normalmente menores do que os das corporações?

O desejo de fazer a diferença

Para muitos jovens, a busca por um propósito e pela oportunidade de fazer a diferença (seja para as vidas das outras pessoas ou para o meio ambiente) são fatores poderosos nas decisões das suas carreiras. O desejo de fazer uma mudança positiva (e de ver suas carreiras como uma oportunidade de ajudar as pessoas e o planeta) se reflete, para esta geração, em uma redução das expectativas salarias.

De acordo com um estudo feito nos EUA, os Millennials aceitariam um corte no salário em troca de uma melhor qualidade de vida no trabalho, o que significa um emprego e uma cultura empresarial que coincidam com seus valores, equilíbrio entre trabalho e vida pessoal e, ainda, oportunidade de desenvolvimento da carreira. As ONGs certamente satisfazem alguns desses critérios. 

A necessidade de profissionalismo

Muitas ONGs precisam elevar seu nível de profissionalismo em termos de gestão de pessoas, se desejam usar sua atratividade para o recrutamento e a retenção de talentos. Isso significa que o pacote de compensação geral, que inclui salários e benefícios, também tem um papel a desempenhar.

Dada essa situação, as ONGs precisam formas de ser mais atrativas do ponto de vista financeiro. Uma pesquisa revela que as ONGs estão cada vez mais usando bônus modestos e campanhas de incentivo para motivar seus colaboradores. Treinamentos que desenvolve a carreira e propor horários flexíveis de trabalho também têm um valor real para a equipe.

Soluções de benefícios e incentivos têm um papel importante na atração e retenção de uma equipe talentosa. Programas de bem-estar que ajudam a lidar com situações algumas vezes estressantes (como atividades físicas e acesso a alimentação de qualidade) são um meio eficiente de direcionar o engajamento. Uma pesquisa com grandes ONGs mostrou a importância de fornecer tal apoio.

Um programa bem estruturado de benefícios e incentivos motiva os colaboradores e uma ONG a se superarem, trabalharem de forma ética e celebrarem as conquistas, sentindo-se reconhecidos.

Saiba mais como atrair e motivar talentos:

Precisa reter talentos? Invista no bem-estar deles!

 

Infográfico: ações para motivar seus funcionários