
Falta de reconhecimento é uma das principais queixas que os funcionários têm de seus empregadores. Compensação é claramente uma parte essencial do reconhecimento, mas outros fatores mais subjetivos são tão importantes quanto e também devem ser considerados.

Converse com seus funcionários com frequência
Esta é a ideia por trás do Checkpoint, o novo sistema de avaliação da IBM para seus 380 mil funcionários. Agora, os colaboradores recebem um índice de seus objetivos a curto prazo e indicadores de desempenho a cada trimestre, fazendo com que eles entendam detalhadamente como estão contribuindo para o sucesso de sua equipe, departamento ou da empresa. Apresentar estes objetivos personalizados e claros, de forma contínua, fez com que o programa se tornasse um sucesso entre os funcionários, cuja motivação e dedicação continuam crescendo, assim como o índice de retenção de talentos da empresa.

Trate seus funcionários como trata seus clientes
Os funcionários da Charles Schwab Corp., uma corretora de seguros americana, são tratados como se fossem clientes. Eles podem buscar orientações de conselheiros financeiros, participar de workshops de gerenciamento de orçamento, avaliar opções de ações da empresa e se inscrever em planos de previdência atraentes. A empresa criou um círculo virtuoso ao fazer seus colaboradores ajudarem seus colegas, o que aumenta a vontade dos funcionários de se apoiarem, além de aumentar sua sensação de reconhecimento – uma forma clara de demonstrar que eles valem tanto quanto os clientes!

Recompense criatividade
Na OpenDNS, uma empresa de segurança digital, os funcionários são reconhecidos pelo trabalho realizado dentro e fora da empresa. A OpenDNS desenvolveu um programa chamado OpenDNS Art Experience, que permite que os funcionários se expressem através de qualquer forma de arte – pintura, dança, música, desenho etc. – relacionada a um assunto relevante para a empresa. Os trabalhos são, então, apresentados em um evento anual que revela talentos ocultos ao mesmo tempo em que incorpora os valores da empresa através de um projeto em grupo.

Incentive o reconhecimento entre os colegas
A Forbes publicou, recentemente, um estudo que apontou que funcionários se sentem mais satisfeitos quando o reconhecimento vem de colegas do que quando vem de seu gerente. Isto provavelmente ocorre porque seus colegas entendem exatamente o que todos fazem diariamente, então podem expressar sua gratidão com mais objetividade e sinceridade. Com o apoio da Sodexo, a E.ON, uma concessionária de serviços da Alemanha, desenvolveu uma iniciativa que incentiva os colaboradores a enviar mensagens de agradecimento a seus colegas. Em dois anos, a empresa registrou um aumento de 13% na motivação dos funcionários e um crescimento de 33% no número de funcionários que se sentem valorizados. No geral, 76% dos funcionários receberam uma mensagem de seus colegas, comprovando a popularidade da iniciativa.

Surpreenda seus funcionários
Quanto mais alinhado seu programa de reconhecimento estiver com as conquistas de sua empresa, maiores serão a importância e o impacto dele para seus colabores. No entanto, estes grandes eventos não devem substituir demonstrações de reconhecimento informais e espontâneas, que são mais eficazes devido à surpresa gerada. Vamos utilizar a Deschutes Brewery como exemplo, uma empresa localizada no estado americano do Oregon, onde os gerentes e funcionários podem participar de “atividades aleatórias de diversão” que se inspiram em eventos únicos e imprevisíveis. Nevou de madrugada? Os gerentes da cervejaria artesanal irão organizar um passeio com raquetes de neve para o mesmo dia, seguida por uma refeição com muita cerveja em uma cabana na montanha. É uma ótima forma de recompensar funcionários ao mesmo tempo em que os une através da cultura do produto!
Conheça as soluções de reconhecimento da Sodexo.