Faça uma cotação ou ligue para 4004-4946

Filtrar
Gestão de Pessoas

Colaboradores que se sentem bem são mais engajados

29/03/17 14:31

Essa é a ideia do Feel Good Program, um projeto colaborativo da Sodexo com o médico Frédéric Saldmann, renomado autor francês

Essa é a ideia do Feel Good Program, um projeto colaborativo da Sodexo com o médico Frédéric Saldmann, renomado cardiologista, nutricionista e escritor francês. O programa de nove semanas sobre bem-estar no trabalho foi desenvolvido baseado no conceito de que melhorar a saúde não requer uma mudança radical de estilo de vida. Com certeza, todos nós nos sentiríamos melhor se estivéssemos em plena forma física, se conseguíssemos o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal ou se tivéssemos todo o tempo que desejamos fora do trabalho. Uma pesquisa do médico Saldmann, no entanto, mostra que o simples fato de estar em busca dessa qualidade de vida já estimula nosso bem-estar.

São as pequenas coisas que contam


De acordo com Saldmann, palestrante na Conferência sobre Qualidade de Vida, realizada pela Sodexo em Nova York em 2015, você pode melhorar sua expectativa de vida em dez anos com poucas e simples mudanças, tais como melhorar a alimentação, a higiene e os hábitos do sono ou reduzir o açúcar e o sódio.


Seguindo esse conceito, o Feel Good Program da Sodexo oferece ferramentas e informação para incentivar colaboradores a viver de forma mais saudável. Por exemplo, em vez de promover mudanças alimentares radicais, no dia de lançamento do programa os participantes receberam uma barra de chocolate de 85% de cacau com um folheto informando seus benefícios para a saúde: o alto nível de cacau não somente libera endorfina, mas também atua como inibidor de apetite. Em outras palavras, um ótimo lanchinho para o período da tarde.
 
A cada semana, os participantes ganhavam um novo kit incluindo um “presente” relacionado ao bem estar e três dicas de especialistas. Na terceira semana, os colaboradores receberam uma luminária de mesa com luz terapêutica e aprenderam sobre os benefícios de se trabalhar em um local com iluminação adequada. No decorrer do programa, a Sodexo instalou bicicletas ergométrica no escritório, assim os funcionários podiam se exercitar durante o horário de trabalho e colocou cartazes perto dos elevadores encorajando-os a utilizar as escadas, tudo com o intuito de motivar um ambiente mais ativo.


Celebridade da qualidade de vida


O escritório da Sodexo na Bélgica foi uma escolha certa para o lançamento do programa: recentemente o escritório foi transferido para um novo espaço e tornou-se modelo de bem-estar no trabalho. O ambiente de espaço aberto incentiva a prática de um horário mais flexível, permite aos colaboradores trabalhar no sofá, em salas de conferência ou em mesas tradicionais. Trabalho à distância já é mais que normal – e reuniões antes das 9 ou depois das 16 horas estão saindo da agenda.

O conceito de qualidade de vida no trabalho é tão reverenciado na Bélgica que o engajamento dos colaboradores ultrapassa a meta de 200 integrantes, com 310 participando do Feel Good Program.
 
“Devido ao nosso forte comprometimento com a qualidade de vida aqui na Sodexo Bélgica, o programa se encaixa naturalmente em nossa cultura”, explica Anne Rogier, líder do programa. Ela cita exemplos: algumas iniciativas do Feel Good coincidem perfeitamente com o layout do escritório na Bélgica. As “salas de criatividade” que foram montadas como espaços para reuniões informais, se tornaram pontos de encontro para os workshops sobre o assunto, seminários de meditação e para as sessões de ioga previstas no programa.


Um ponto de partida


De acordo com pesquisas anteriores e posteriores ao estudo, o Feel Good Program demonstrou que, mesmo a curto prazo, hábitos que influenciam a qualidade de vida podem ser mudados. Em todos os setores, os participantes relataram melhora da autoestima e do bem-estar e, na mesma medida, maior conscientização sobre o que contribui para sua saúde.

Além de aprender sobre qualidade de vida, um dos maiores destaques veio em forma de agradecimento e engajamento dos colaboradores. “Cinco anos atrás eu dizia que gostava de trabalhar para a Sodexo, mas hoje eu gosto muito mais. Nós nos sentimos cuidados pela empresa. A Sodexo investiu tempo, dinheiro e energia para nos proporcionar um ambiente de trabalho incrível”, diz Anne Rogier.

Veja também

Empresas que têm programas de bem-estar podem reter talentos
Gestão de Pessoas

Investir em bem-estar ajuda na retenção de talentos

23/11/17 09:16

Manter na empresa os melhores profissionais é um grande desafio para empresas em todo o mundo. Leia no artigo boas práticas para diminuir o turnover.

Como construir um ambiente de trabalho focado em pessoas
Gestão de Pessoas

Como ajustar o ambiente de trabalho às pessoas?

17/11/17 15:23

Ao refletir sobre o impacto do espaço de trabalho em nossa saúde, percebemos que as pessoas precisam voltar a ser o foco nas empresas