Filtrar
Gestão de Pessoas

Comemorar as pequenas conquistas no trabalho é fundamental

06/09/17 12:30

Confira no artigo três métodos comprovadamente eficazes para reconhecer seus colaboradores

Uma das formas mais eficazes – e baratas – de se aumentar o engajamento e o comprometimento dos profissionais dentro de uma empresa é dizendo um simples “obrigado”. Segundo a Gallup, o principal motivo que faz os americanos deixarem um emprego é não se sentirem reconhecidos. Em outro estudo, os colaboradores responderam o que os líderes poderiam fazer para aumentar sua motivação e a resposta de 58% deles foi: “demonstrar reconhecimento”.

Um bom programa de reconhecimento pode aumentar a produtividade, reduzir o prazo das entregas e aumentar a satisfação no trabalho. As formas de reconhecer podem ser formais, com programas planejados e estruturados. Porém, geralmente, o reconhecimento mais valorizado é pessoal, espontânea e informal.

Confira aqui três métodos eficientes para reconhecer um trabalho bem-feito de seus colaboradores.

Adapte-se ao indivíduo – o reconhecimento não pode ser feito da mesma forma para todos os colaboradores. Uma pessoa pode valorizar uma demonstração pública de gratidão durante uma reunião, ao passo que outras podem preferir uma palavra simples e particular de agradecimento. Descubra como os profissionais que trabalham com você preferem ser reconhecidos.

Torne o processo pessoal – transformar o reconhecimento em algo pessoal é demonstrar que você valoriza a pessoa e suas contribuições únicas. Por exemplo, escrever um recado à mão fará com que o gesto seja mais significativo.

Seja específico – você deve sempre dizer a razão pela qual está reconhecendo alguém. Faça referência a um feito em especial. Ser específico ajuda os profissionais a focar no que fizeram corretamente e a se empenhar para manter o mesmo comportamento. Também pode ser um apoio para ajudá-las a refletir sobre áreas em que poderiam melhorar.

E lembre-se: reconhecimento não é apenas o que os gerentes fazem pelos colaboradores. O poder do reconhecimento pode ser aplicado em qualquer relacionamento profissional, inclusive entre colegas, de colaborador para gerente, de um gerente de projetos para um membro da equipe etc.

Leia o artigo original no blog Sodexo Insights