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Gestão de Pessoas

COMO ATINGIR TODOS OS FUNCIONÁRIOS DE UMA ORGANIZAÇÃO: ENGAJAMENTO POR MEIO DE RECONHECIMENTO

06/02/17 13:32

Quando se trata de engajamento, a inclusão é quase tão importante quanto padrões mais elevados de qualidade de vida para os funcionários

Quando se trata de engajamento, a inclusão é quase tão importante quanto padrões mais elevados de qualidade de vida para os funcionários.

Atualmente, cerca de 30% dos profissionais exercem suas atividades remotamente, ou seja, fora da empresa. Por conta disso, é preciso dar uma ênfase especial à implementação das ferramentas e estratégias de comunicação adequadas para atingir todos os segmentos da organização, dos funcionários que ficam no escritório até aqueles que estão fora.

Muitas vezes, é desafiador reconhecer e se comunicar com os funcionários da linha de frente, que atendem os clientes. No entanto, como esses profissionais são a cara da empresa (e também os embaixadores da marca), eles desempenham uma função valiosa ao comunicar aos públicos de interesse a missão, a visão e os valores da empresa. E são fundamentais para atrair e reter clientes e, por isso, devem ser incluídos em todos os programas de engajamento para a força de trabalho.

Infelizmente, os profissionais que estão da linha de frente muitas vezes se sentem confusos com a comunicação que recebem da gerência. Em uma realizada pela Tribe Inc. nos Estados Unidos, 84% dos participantes disseram que ter uma maneira de se comunicar com a alta gerência era “muito” ou “extremamente” importante.

Manter uma comunicação eficaz com cada funcionário da organização é uma tarefa complexa, para dizer o mínimo. A tecnologia certamente pode ajudar a atingir as pessoas, já que gera um vínculo benéfico, tanto na sede quanto em campo, e funciona com Millennials, focados nas tecnologias digitais, e também com os Baby Boomers. No fim das contas, porém, tudo gira em torno das prioridades e iniciativas da empresa. Em outras palavras, até que ponto o engajamento dos funcionários realmente é importante para a liderança corporativa?

O relatório “The Impact of Employee Engagement on Performance” (O impacto do engajamento dos funcionários no desempenho), da Harvard Business Review Analytic Services, explica que as empresas que se comunicam de forma ativa e formal com os funcionários muitas vezes fazem reuniões que envolvem todos os níveis da empresa, briefings e treinamentos de diretoria executiva e desenvolvimento da liderança. As empresas que se comunicam de forma passiva e informal com os funcionários são mais dependentes de intranets corporativas, mídias sociais e programas de recrutamento e ambientação de funcionários. Não há uma resposta certa nem uma estratégia única para todos os casos. As empresas precisam alinhar suas estratégias de comunicação com os funcionários e engajamento para que elas sejam consistentes com suas culturas corporativas.

Os líderes que iniciam a conversa com suas equipes falando sobre qualidade de vida se beneficiam quando chega a hora de avaliar os resultados e os trabalhos entregues pelos funcionários.

Este artigo foi escrito por Mia Mends, CEO da Sodexo Benefícios e Incentivos nos EUA, e faz parte do Workplace Trends 2016, um estudo sobre tendências mundiais de qualidade de vida nos ambientes de trabalho, que a Sodexo faz anualmente.

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