Filtrar
Gestão de Pessoas

Como delegar tarefas?

19/02/20 16:34

Quer aumentar sua produtividade e contribuir para o crescimento de seus colaboradores? Aprenda como delegar tarefas:

A arte de delegar tarefas vai ajudar você no trabalho

A delegação de tarefas parece a solução óbvia quando um gestor enfrenta acúmulo de trabalhos a serem cumpridos. Mas a realidade não é tão simples assim. Quando chegamos a um momento em que não há mais opções e a transferência é inevitável, é importante entender como delegar tarefas. Sim, há um jeito certo de fazer essa transferência e tudo vai depender do seu relacionamento com os colaboradores e da confiança que você tem neles.

Há ambientes mais complicados para transmitir trabalhos – é o caso das empresas familiares. Geralmente, essas empresas começaram do zero e os próprios donos acabaram ficando responsáveis pelos mais diferentes tipos de trabalho. Como conhecem todo o processo, é difícil para eles acreditarem que alguém pode assumir as tarefas e realizá-las com sucesso. Afinal, quem entende melhor o negócio?

Chegamos, então, ao ponto principal: delegar é se preocupar com todas as etapas da venda, garantindo que cada uma delas seja bem cumprida. O trabalho acumulado por determinadas pessoas ou funções acaba perdendo qualidade e isso terá impacto direto na empresa.

Quer saber mais? Confira dicas sobre como delegar tarefas em sua empresa:

Conheça seus funcionários

Como delegar tarefas sem conhecer bem sua equipe? Entendendo o perfil técnico e a personalidade de cada funcionário fica mais fácil decidir quem ficará encarregado de cada trabalho. Se precisar contratar, é importante considerar essas informações, inclusive, no processo de entrevistas.

Defina a prioridade das tarefas

Tarefas críticas e estratégicas devem ser tocadas pelos principais gestores. A ordem de importância pode seguir a hierarquia da equipe: quanto menos emergenciais e importantes as tarefas, mais fácil será delegá-las.

Acompanhe quem recebeu as tarefas

Como delegar tarefas sem acompanhar seu desenvolvimento? Impossível. Hoje, há inúmeros aplicativos e softwares para gestão de tarefas que podem ajudar no escritório. Também é interessante definir métricas e indicadores, que devem ser transparentes e comunicados periodicamente à equipe.


Comunique sempre os próximos passos

Além da exposição constante dos indicadores, a comunicação também é importante para corrigir problemas durante o trabalho. Um projeto que não anda e imprevistos que surjam devem ser reportados ao responsável pelo controle para que, quando necessário, novas soluções sejam implementadas nas tarefas.

Feedback, sempre!

É importante dar feedback positivo quando chegar o momento. Apenas criticar e dar retornos negativos pode acabar com a motivação do funcionário. Lembre-se sempre disso!

Saiba mais

Humanização no local de trabalho

É possível trabalhar e ser feliz no mesmo lugar?