Filtrar
Gestão de Pessoas

Como desenvolver o espírito de equipe no trabalho?

02/10/17 15:16

Como fazer com que seus colaboradores se apaixonem e lutem por sua equipe? Veja dicas neste artigo:

Os resultados de qualquer projeto e iniciativa são melhores quando o trabalho é feito de forma colaborativa. Na teoria é fácil, mas como fazer com que profissionais se sintam tão apaixonados pela equipe de que fazem parte quanto o são pelo seu time do coração? Aqui estão três hábitos para desenvolver o espírito de equipe no ambiente de trabalho:

Comemore o sucesso regularmente

Os times de futebol oferecem aos seus fãs uma explosão de emoções toda semana. Uma vitória é uma oportunidade de comemoração, enquanto uma perda é um revés, o que aumenta as expectativas e a determinação para o próximo jogo. A frequência dos jogos ajuda os fãs a terem expectativa por algo com o que se sentem conectados.

Ajude seus colaboradores a sentirem que fazem parte da jornada da empresa, deixando-os atualizados regularmente sobre o andamento dos projetos e celebrando vitórias. Normalmente, os profissionais não têm a percepção os resultados gerais de seu trabalho árduo. Ao atualizá-los regularmente sobre o avanço da equipe como um todo, eles podem ver o impacto de seu esforço diário. Certifique-se de utilizar os contratempos como oportunidades de vitória na próxima vez. E comemore as vitórias e o bom trabalho com a empolgação que eles merecem.

O espírito de equipe vem de cima

Assim como um técnico de futebol, os gestores têm papel fundamental para introduzir o espírito de equipe no ambiente de trabalho. Os líderes podem cultivar o espírito de equipe promovendo diálogos abertos, valorizando a opinião de todos e mantendo o entusiasmo e a atitude positiva. Líderes que criam uma ótima cultura organizacional podem alcançar resultados tangíveis para os negócios. Colaboradores motivados se sentem comprometidos e produzem mais, de acordo com a Gallup. Sua pesquisa mostra que os setores altamente motivados das empresas têm uma redução de 41% na taxa de ausência e um aumento de 17% na produtividade.

Trabalhem juntos… mas não no escritório

Todos podemos ficar presos às funções e rotinas no trabalho, portanto desafie sua equipe a trabalhar em conjunto de forma diferente, encontrando um novo desafio. Por exemplo, a equipe poderia passar metade do dia fazendo trabalho voluntário em um abrigo, preparando refeições para quem precisa. Com gerentes de projeto cortando tomates e contadores pilotando os fogões, os membros de sua equipe aprenderão mais sobre os colegas e sobre como trabalhar juntos. Doar tempo de trabalho a uma boa causa agrega o benefício de fazer os membros da equipe se sentirem orgulhosos da empresa em que trabalham.

Leia o artigo original no Sodexo Insights

Veja também

Sodexo se compromete com o empoderamento das mulheres
Sustentabilidade

Conheça os 7 Princípios de Empoderamento das Mulheres

14/09/18 10:07

A Sodexo está comprometida com as iniciativas propostas pela ONU para incentivar a participação e o desenvolvimento das mulheres no mercado de trabalhado

Quais as informações que estão no rótulo dos alimentos?
Sodexo Club

Você sabe ler o rótulo dos alimentos?

11/09/18 09:08

Aprenda a escolher alimentos mais saudáveis para você e sua família.