Filtrar
Gestão de Pessoas

Como funciona o auxílio alimentação da Sodexo?

03/05/22 18:10

Conheça o benefício que reúne o vale-alimentação e o vale-refeição em um cartão flexível

 

auxílio alimentação foi criado pela Sodexo para unir a funcionalidade do vale-refeição e do vale-alimentação em um só cartão. Com ele, o usuário tem muito mais praticidade e flexibilidade no dia a dia, enquanto a empresa garante isenção de encargos sociais ao oferecer o benefício dentro da lei. Saiba mais sobre esse cartão alimentação da Sodexo! 
 

Qual é a diferença entre o auxílio alimentação e os outros benefícios? 

 

 

O auxílio alimentação não está vinculado ao PAT (Programa de Alimentação do Trabalhador), por isso, este cartão alimentação pode ser mais flexível ao permitir a transferência de saldo entre vale-alimentação e vale-refeição, caso o empregador contrate essa funcionalidade. 
 

Por não ser regulamentado pelo PAT, o cartão de alimentação chamado auxílio alimentação garante isenção de encargos sociais sobre o valor do benefício, por não configurar salário. No entanto, o empregador não terá as mesmos incentivos fiscais previstos na lei do vale-alimentação e do vale-refeição. 
 

 

Quais são as vantagens do auxílio alimentação para o trabalhador? 
 

 

Cartão único! O auxílio alimentação é pago por meio de um único cartão para os benefícios de alimentação e refeição, com a possibilidade de transferência de saldo entre as carteiras de acordo com as necessidades ou preferências do usuário, caso o empregador contrate esse recurso (o que não é permitido nos benefícios regulados pelo PAT). Com a transferência, o trabalhador pode administrar os seus benefícios da forma que for mais conveniente, de acordo com suas necessidades de alimentação naquele mês. 
 

 

O cartão Sodexo único também garante mais praticidade e segurança com a tecnologia NFC de pagamento por aproximação.  

 

Além disso, o colaborador que possui cartão auxílio alimentação tem acesso às promoções e vantagens exclusivas do Sodexo Club e também pode fazer compras pela internet, por meio de aplicativos de delivery e lojas virtuais. 
 

 

A rede credenciada é a mesma dos cartões de vale-refeição e vale-alimentação da Sodexo, aceitos em milhares de estabelecimentos cadastrados em todo o país. O auxílio-alimentação é um benefício voltado tanto para a compra de gêneros alimentícios em supermercados, açougues e mercearias (carteira alimentação) quanto para a compra de refeições prontas em restaurantes físicos ou por delivery (carteira refeição). 
 

E o que a empresa ganha com isso? 
 

O empresário tem vantagens ao conceder o auxílio-alimentação aos seus funcionários. Primeiramente, porque a Reforma Trabalhista de 2017 deixou claro que os benefícios de alimentação não devem ser pagos em dinheiro, portanto, o cartão de auxílio-alimentação garante que a empresa esteja dentro da lei e que não terá problemas trabalhistas.

Além disso, como o valor de alimentação e refeição não configura salário, também está isento de cobranças de encargos sociais como FGTS e INSS. O benefício pode ser adquirido pelas empresas de forma simplificada, sem burocracia, a partir de um funcionário. A cobrança dos valores determinados em contrato pode ser feita à vista ou com prazo de pagamento. 
 

Com o cartão auxílio alimentação, a Sodexo oferece uma nova solução para a gestão de benefícios de alimentação, com muito mais flexibilidade, praticidade e segurança aos envolvidos. Contrate os nossos serviços, deixe os seus funcionários mais motivados e atraia novos talentos!

Leia mais: 
 

Como atrair e reter bons funcionários? 
 

Manual do auxílio alimentação