Filtrar
Gestão de Pessoas

Como funciona o vale-refeição?

17/05/22 09:24

Descubra os pontos principais deste benefício, que influenciam de forma positiva na competitividade do seu negócio

 

Quais as regras do VR? Descubra no artigo

 

Um dos benefícios que sempre estiveram em alta e que é essencial pra o colaborador é o vale-refeição. É o benefício que o empregador oferece ao seu funcionário na forma de um cartão para que, durante a jornada de trabalho, ele tenha acesso a refeições prontas em restaurantes, lanchonetes, padarias e outros estabelecimentos que ofereçam refeições prontas.

O que nem todo mundo sabe é que este benefício não só favorece o funcionário como a empresa que, além de ter uma capacidade maior de manter o engajamento da equipe, também pode usufruir de isenção de encargos sociais e incentivo fiscal (leia mais sobre as vantagens fiscais do PAT).

Quer saber mais sobre o vale-refeição? Confira:

É obrigatório fornecer o vale-refeição?

A empresa não é obrigada a oferecer este tipo de benefício ao empregado, exceto se estiver registrado no contrato de trabalho ou regulamentado por Acordos e Convenções Coletivas de Trabalho.

 

Existe diferença entre vale-refeição e vale-alimentação?

O vale-refeição permite a compra de refeições prontas, que seu funcionário pode consumir durante a jornada de trabalho em restaurantes, lanchonetes, padarias e outros estabelecimentos do gênero. Já o vale-alimentação é direcionado para compras de gêneros alimentícios em supermercados, açougues, hortifrutis e mercearias, para garantir a despensa cheia.

 

Por que optar pelo vale-refeição?

Esse tipo de benefício pode ser um grande incentivo para o engajamento dos seus funcionários na hora do trabalho, o que também influencia nas metas ou resultados que a sua empresa tem pela frente. O vale-refeição pode ser uma boa oportunidade para que seus funcionários consigam se alimentar de uma forma mais saudável e com variedade, em estabelecimentos próximos, onde muitos deles costumam frequentar no intervalo para o almoço, ou por meio de pedidos delivery.

 

Como garantir a eficiência na gestão do vale-refeição?

Para que sua empresa tire o melhor do vale-refeição concedido aos seus funcionários, siga as dicas abaixo:
 

●      Fique atento às finanças da sua empresa.
 

●      Estipule o valor ideal com base nos custos médios da refeição na região.
 

●      Busque também um vale-refeição aceito em diversos estabelecimentos, como é o caso do benefício da Sodexo.

 

Leia mais:

E-book: entenda as novas regras do PAT para os benefícios de alimentação

Como a Sodexo pode ajudar a melhorar a alimentação dos meus funcionários?

Qual é o melhor vale-alimentação do Brasil?