Um dos benefícios que sempre estiveram em alta e que é essencial pra o colaborador é o vale-refeição. É o benefício que o empregador oferece ao seu funcionário na forma de um cartão para que, durante a jornada de trabalho, ele tenha acesso a refeições prontas em restaurantes, lanchonetes, padarias e outros estabelecimentos que ofereçam refeições prontas.
O que nem todo mundo sabe é que este benefício não só favorece o funcionário como a empresa que, além de ter uma capacidade maior de manter o engajamento da equipe, também pode usufruir de isenção de encargos sociais e incentivo fiscal (leia mais sobre as vantagens fiscais do PAT).
Quer saber mais sobre o vale-refeição? Confira:
É obrigatório fornecer o vale-refeição?
A empresa não é obrigada a oferecer este tipo de benefício ao empregado, exceto se estiver registrado no contrato de trabalho ou regulamentado por Acordos e Convenções Coletivas de Trabalho.
Existe diferença entre vale-refeição e vale-alimentação?
O vale-refeição permite a compra de refeições prontas, que seu funcionário pode consumir durante a jornada de trabalho em restaurantes, lanchonetes, padarias e outros estabelecimentos do gênero. Já o vale-alimentação é direcionado para compras de gêneros alimentícios em supermercados, açougues, hortifrutis e mercearias, para garantir a despensa cheia.
Por que optar pelo vale-refeição?
Esse tipo de benefício pode ser um grande incentivo para o engajamento dos seus funcionários na hora do trabalho, o que também influencia nas metas ou resultados que a sua empresa tem pela frente. O vale-refeição pode ser uma boa oportunidade para que seus funcionários consigam se alimentar de uma forma mais saudável e com variedade, em estabelecimentos próximos, onde muitos deles costumam frequentar no intervalo para o almoço, ou por meio de pedidos delivery.
Como garantir a eficiência na gestão do vale-refeição?
Para que sua empresa tire o melhor do vale-refeição concedido aos seus funcionários, siga as dicas abaixo:
● Fique atento às finanças da sua empresa.
● Estipule o valor ideal com base nos custos médios da refeição na região.
● Busque também um vale-refeição aceito em diversos estabelecimentos, como é o caso do benefício da Sodexo.
Leia mais:
E-book: entenda as novas regras do PAT para os benefícios de alimentação
Como a Sodexo pode ajudar a melhorar a alimentação dos meus funcionários?
Qual é o melhor vale-alimentação do Brasil?