Filtrar
Gestão de Pessoas

Como os benefícios flexíveis melhoram a Employee Experience

09/03/21 15:27

Entenda de que forma um pacote de benefícios pode melhorar o clima organizacional e até aumentar a produtividade de toda a equipe

 

Como os benefícios flexíveis melhoram a vida do profissional?

 

Toda empresa tem uma reputação no mercado, que varia de acordo com o aspecto analisado. Boa parte dessa reputação é resultado de um conceito conhecido como Employee Experience —ou, traduzindo, a experiência do funcionário. Assim, a maneira como cada um dos colaboradores da equipe enxerga a empresa diz muito sobre que tipo de reputação essa empresa terá.

 

Mas vale ressaltar que existem formas bastante eficazes de tornar o clima organizacional mais agradável para todos – e não apenas por reputação, mas porque o ambiente de trabalho deve ser um lugar em que as pessoas gostem de estar.

 

 

Foi pensando em Employee Experience que a Sodexo desenvolveu um pacote de benefícios flexíveis, a fim de melhorar o bem-estar no trabalho. Afinal, para se adaptar às diferentes situações de trabalho, que se multiplicaram com a chegada da pandemia do coronavírus, é preciso pensar em diferentes soluções, que vão além do cartão refeição e do cartão de alimentação.

 

Como melhorar o clima da empresa com benefícios flexíveis?

 

Um funcionário que não precisa se deslocar para a empresa precisa de auxílio combustível em seu pacote de benefícios? Não, mas com certeza se sentirá mais valorizado ao receber, por exemplo, um auxílio home office – empresas que investem no bem-estar dos funcionários já se deram conta disso. Alguém que tem família constituída, com cônjuge e filhos, terá prioridades muito diferentes de um jovem profissional, em início de carreira. É importante que haja essa valorização do funcionário nas empresas.

 

Assim, embora não seja possível agradar a todos o tempo todo, não só é possível como é fácil flexibilizar o pacote de benefícios para atender um grande número de demandas. A Sodexo trabalha com benefícios que vão desde os tradicionais vale-alimentação e vale-refeição ao Apoio Pass para orientação psicológica, jurídica e financeira. A empresa oferece ainda um cartão pré-pago de multibenefícios, o Sodexo Multi. Com ele, o funcionário escolhe como quer gastar o benefício, direcionando-o, por exemplo, como auxílio home office ou para compras na farmácia.

 

Por que escolher um pacote de benefícios flexíveis?

 

 

Ações de reconhecimento nas empresas são muito importantes. Quando um funcionário percebe que ele não representa apenas um número para a empresa em que trabalha, a relação cotidiana muda drasticamente para melhor. A jornada diária deixa de ser um fardo porque ele entende o seu papel e percebe que está sendo reconhecido em sua importância.

 

Os pacotes de benefícios flexíveis são uma forma de demonstrar isso, e é por esse motivo que são um dos maiores fatores de retenção de talentos e agregam muito valor às vagas abertas, a fim de atrair os melhores profissionais.

 

 

Leia também

 

Estimular a atividade física no dia a dia melhora o clima organizacional