Filtrar
Gestão de Pessoas

Como retomar a união entre a equipe?

21/12/21 18:23

Saiba como criar mais entrosamento e confiança entre os colaboradores, contribuindo para o bem-estar do grupo

 

Como reunir a equipe na volta ao presencial

 

Nesse momento de retomada das atividades econômicas por conta do avanço da vacinação e da queda de casos e mortes por Covid-19 no Brasil, muitas empresas estão retomando o trabalho presencial para manter a equipe motivada. Mas todos esses meses de distanciamento e dificuldades surgidas ao longo da pandemia trouxeram muitas questões relacionadas à satisfação no trabalho e à saúde mental dos trabalhadores.

Uma pesquisa global realizada pela consultoria especializada JLL apontou que 36% dos trabalhadores entrevistados estão se sentindo sem energia e desmotivados. A retomada das atividades presenciais pode ajudar! O levantamento foi realizado com mais de três mil pessoas em 10 países. A pesquisa apontou também que um terço dos entrevistados não considera mais a empresa como um bom lugar para trabalhar e 25% relataram estar exaustos demais para cuidar do próprio bem-estar. 

Por isso, nesse momento delicado de transição, é muito importante que os gestores tenham estratégias para reconectar os colaboradores de uma empresa e aumentar a satisfação no trabalho, contribuindo com a saúde mental dos colaboradores.

Retomada híbrida

Em muitas empresas, parte dos funcionários está retornando ao trabalho presencial e parte dos colaboradores continua trabalhando em casa. Seja por conta da Covid-19 ou por uma estratégia da empresa, este tipo de situação pode acabar diminuindo a conexão entre a equipe, o que afeta o desenvolvimento das atividades em grupo e o rendimento dos funcionários.

Motivação de funcionários em tempos difíceis

Dinâmicas de grupo

Mas como motivar os colaboradores? Uma boa estratégia para reconectar a equipe em uma empresa são as dinâmicas de grupo. Depois das reuniões de trabalho, que podem ser muito pesadas e cansativas, o gestor pode sugerir atividades mais descontraídas para que a equipe possa interagir presencialmente ou virtualmente. Dessa forma, seja no ambiente de trabalho presencial ou em home office, o funcionário vai se sentir parte da equipe.

Outra dica é promover recepções e atividades de integração durante o retorno dos funcionários ao trabalho presencial. O RH pode oferecer um café da manhã, por exemplo, ou promover qualquer atividade diferente para que o colaborador saia da rotina e se sinta valorizado na empresa.

Benefícios adicionais

Além de todas as ações que podem ser promovidas pelo gestor dentro da empresa, a oferta de alguns benefícios adicionais específicos pode ajudar muito nesse momento de pandemia. O Sodexo Apoio Pass, por exemplo, é um benefício que oferece apoio aos funcionários em quatro frentes: psicológica, financeira, social e jurídica – contribuindo com o bem-estar e a saúde mental do colaborador.

 

Leia também

Cartões presente, uma maneira eficaz de reconhecer a equipe

5 maneiras de motivar a área de vendas