Filtrar
Gestão de Pessoas

Ergonomia no home office

03/08/21 16:44

Com o trabalho remoto cada vez mais comum, é importante que as empresas ofereçam boas condições aos funcionários

O home office é uma tendência que ganhou força durante a pandemia. Muitos empresários já adotaram o teletrabalho de forma definitiva ou por tempo indeterminado. Mas será que todas as empresas têm oferecido boas condições para o colaborador que realiza as atividades em casa?

Segundo um levantamento feito a partir de dados das Varas de Trabalho de todo o país, os processos trabalhistas envolvendo questões de trabalho remoto cresceram 270% em 2020. Para evitar esse tipo de transtorno, é preciso garantir o bem-estar do funcionário durante as atividades remotas.

A importância da ergonomia

Segundo especialistas, a postura incorreta é a principal causa de dor na coluna. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 85% da população mundial já enfrenta ou ainda vai enfrentar o problema durante o período em que estiver desenvolvendo atividades em casa.


O que é ergonomia?

Por isso, é tão importante que as empresas garantam aos funcionários as ferramentas para o bem-estar no home office. Além disso, é essencial que os trabalhadores também sigam as orientações dos especialistas para evitar dores e problemas na coluna, como por exemplo:

  • Manter sempre uma postura adequada e ereta na cadeira;
  • Fazer pausas com frequência para levantar e se movimentar pela casa;
  • Acertar a posição do monitor do computador para que fique na altura dos olhos;
  • Posicionar corretamente a cadeira de acordo com a altura de cada um.
 

Como garantir boas condições de trabalho no home office?

Uma das formas de garantir que o colaborador tenha a estrutura necessária para trabalhar em casa é oferecer ajuda de custo para os gastos relacionados ao trabalho. Pensando nisso, a Sodexo tem a opção do auxílio home office, que pode ser oferecido por meio da plataforma de benefícios flexíveis Sodexo Multi. Dessa forma, o empregador pode oferecer ajuda para os gastos do funcionário com internet, contas de luz e de telefone, por exemplo.

Além disso, também é muito importante que o trabalhador tenha condições de trabalhar de forma saudável e confortável, com ergonomia. Por isso, o auxílio também pode ser utilizado em lojas de escritório e papelarias para a compra de itens de trabalho que vão desde canetas e cadernos até webcams e cadeiras de escritório.

 

Trabalhando em home office? Como está sua postura?

Conheça o Sodexo Multi