Filtrar
Gestão de Pessoas

Integração entre Wizeo e Cobli pode trazer ainda mais economia na gestão de frota

21/01/21 11:28

Colbi é referência em monitoramento inteligente de frotas. Redução de custos pode chegar a 20%

 

Telemetria para gestão de frota

 

O gasto com consumo de combustível é uma das maiores preocupações das empresas quando o assunto é gestão de frotas de veículos. As cifras anuais dessa despesa chegam a representar 15% do custo de um veículo. Por isso, gestores de frota estão sempre em busca de novas formas para economizar custos operacionais e logísticos com frotas.  Agora, a Sodexo Benefícios e Incentivos, que criou o Wizeo, e a Cobli, plataforma de gestão de frotas com monitoramento inteligente, estão unidas para gerar uma economia de 20% nas empresas. 

No sistema de gestão de frotas Wizeo o pagamento de combustível de veículos corporativos é feito por um cartão (pré ou pós pago). Com a adição do serviço de telemetria da Cobli, empresas de todos os portes ganham mais visibilidade e facilidade na gestão, além de reduzirem custos, pois passam a cruzar informações mais precisas dos abastecimentos com os deslocamentos e quilômetros rodados dos veículos, ganhando maior controle do KM/L. 

 “A parceria da Sodexo com a Cobli traz muitas vantagens para os clientes do Wizeo. Com a integração dos serviços visamos faciltar a gestão das frotas, possibilitando acesso às informações de forma consolidada e, assim, oferecer um maior controle do consumo de combustíveis, contribuindo para redução das despesas que hoje se faz cada vez mais necessário“, diz Carolina Silveira, Gerente de Produtos da Sodexo. 

O sistema moderno da Cobli permite ao gestor de frotas ter mais visibilidade da sua operação de campo, pois consegue analisar o modo de condução dos motoristas, planejar rotas, monitorar e rastrear veículos, além de verificar em tempo real sua localização e suas atividades (como aceleração brusca e tempo de motor ocioso). Já com o Wizeo, cartão de combustível da Sodexo, é possível obter maior controle e economia dos gastos com relatórios customizados, definição de regras e parâmetros para o uso do cartão por veículo, automatização do processo de recolhimento de NFes e facilidade na administração de documentos e multas. Assim, o cliente tem acesso a um sistema de gestão de frotas completo.

“Estamos muito satisfeitos com essa parceria. Quem já utiliza o cartão Sodexo Wizeo ganha mais precisão no controle de quilômetros rodados da equipe de campo. Facilitamos a confirmação das informações inseridas no cartão, já que nossos clientes têm acesso aos dados precisos que o sistema de rastreamento oferece”, comenta Rodrigo Mourad, Presidente da Cobli. 

Serviços de gestão de frota:

Relatório de paradas: o sistema de gestão de frotas explica, em detalhes, quais as paradas realizadas por qualquer veículo da frota. Assim, é possível validar se todos os serviços/entregas planejados para o dia ocorreram e se houve paradas inesperadas ou indevidas. É possível conferir informações como endereços das paradas, horários de entrada e saída, tempo de duração da parada e qual a distância percorrida até o endereço, a fim de reduzir custos e fazer o melhor controle de frota possível. 

Análise do modo de condução: a Colbi usa telemetria para acompanhar o modo de condução dos motoristas e impacta no aumento de produtividade deles. As análises fornecem pontuações para os condutores e mostram quem acelera e freia de forma brusca, faz curvas acentuadas ou ultrapassa limites de velocidade. Esses comportamentos podem aumentar consideravelmente o gasto de combustível. 

Tempo de motor ocioso: É chamado de motor ocioso o tempo em que o veículo fica parado e ligado a partir de três minutos. Quando isso acontece e o motor não é desligado, o veículo consome cerca de 1,5 litros de combustível por hora. Tais paradas são comuns durante saídas e chegadas para a realização de serviço ou entrega, pois esse tempo, muitas vezes, é usado para confirmar dados de endereço ou da ordem de serviço, por exemplo. Com um sistema de rastreamento, o cliente identifica os momentos de ociosidade, confere sua duração e tem mais visibilidade para solucionar o problema. 

Leia também: 

 

Qual a diferença entre o Wizeo e o vale-combustível da Sodexo?