Filtrar
Gestão de Pessoas

Mentoring: ótimo para empresas e profissionais

13/06/17 14:53

Aumento nas receitas e na motivação da equipe: descubra os benefícios dos programas de mentoring.

Na medida em que as empresas procuram desenvolver as carreiras de seus funcionários sem recorrer a treinamento personalizado e caro, os programas de mentoring nunca foram tão populares. Desenvolvido com base nas necessidades específicas de sua empresa e oferecido com pouco ou nenhum custo, o mentoring pode ser fornecido com uma variedade de objetivos – da integração de novos contratados até a melhora na colaboração e na promoção da inclusão dentro das equipes. Adicione um papel familiar a todos nós de transmitir experiência a quem é mais jovem e, então, fica fácil entender a popularidade da iniciativa.

Para um programa de mentoring bem-sucedido, porém, um planejamento bem feito é essencial. Uma vez que os objetivos tenham sido decididos, o próximo passo é o formato - como o que acontece entre gerações, nos quais executivos seniores passam sua experiência, ou um com foco em gênero, em que o objetivo poderia ser desenvolver a liderança feminina. Normalmente, isso oferece não apenas uma transferência de conhecimento, mas também uma melhor compreensão das diferenças entre os dois lados. As empresas também precisam decidir se um mentor vai focar sua atenção em um único empregado ou um grupo.

Mais confiança, maiores receitas

Os benefícios do mentoring são muitos, com programas corporativos contribuindo para aumentar as habilidades e a autoconfiança das pessoas. Eles também melhoram o engajamento e a retenção de talentos, o que aumenta a produtividade e diminui os custos do RH, respectivamente. Um estudo do Gartner Group descobriu que as taxas de retenção eram mais altas para quem havia passado pelo mentoring (72%) e por quem ofereceu o programa (69%) do que para os outros funcionários, enquanto outra pesquisa revelou que quase o dobro de empresas que implantaram esse tipo de programa relataram um aumento na receita com relação a outras.

Um impulso para as carreiras

E se o programa de mentoring é boa para o negócio, é também muito popular entre os profissionais. Mais de 79% dos millenials veem o mentoring como crucial para o sucesso de sua carreira, enquanto 25% dos colaboradores inscritos em um programa de mentoring tiveram um aumento no salário, em comparação com 5% que não se matricularam, mostram os estudos. Tal é o consenso entre a gerência e a equipe de seu impacto positivo, que mais de 71% das empresas da Fortune 500 agora oferecem programas de mentoring.

Uma experiência positiva na Sodexo

A Sodexo também conhece as vantagens do mentoring. Um programa foi implantado pela primeira vez no grupo em 2009 e a área de Serviços de Benefícios e Incentivos implantou um programa de mentoring em 2014, tendo como público-alvo seus 350 principais gerentes. Entre 24 e 28 profissionais e um número igual de tutores – de departamentos separados e, idealmente, de diferentes países - são selecionados para seu programa internacional todo o mês de junho. Organizado pela equipe de Gestão de Talentos, o processo de seleção corresponde às necessidades dos potenciais tutorados, de um lado, e os requisitos de negócio da Sodexo, de outro. Ao longo do ano, cada par tem uma conversa mensal por telefone ou pelo Skype por pelo menos uma hora, além de uma reunião pessoalmente. Com os objetivos e o formato acordados desde o início, o programa provou ser muito bem-sucedido.

Pequeno investimento, grande retorno

“Em seus feedbacks, os tutorados parecem extremamente entusiasmados”, diz Laure Arnaud, Diretora de Desenvolvimento de RH da Sodexo Benefícios e Incentivos. "Eles realmente apreciam que alguém está tendo tempo para ajudá-los. Os níveis de satisfação com nossos programas são espetaculares, pois atendem a uma necessidade real." Enquanto os tutorados ganham em conhecimento, liderança e desenvolvimento de carreira, não é apenas uma via de uma mão. "Os tutores também absorvem novas ideias e novas abordagens, e ambos os lados ganham em empatia", acrescenta Laure Arnaud. "Custa muito pouco fornecer mentoring, mas é muito benéfico para todos os envolvidos. É o verdadeiro ganha-ganha.”