Filtrar
Gestão de Pessoas

Motivação de funcionários em tempos difíceis: o que fazer?

23/04/20 17:31

Com a pandemia do novo coronavírus, manter a motivação de funcionários tem sido um desafio para a maioria das empresas

Como motivar a equipe em tempos de crise

A mudança na rotina chegou de forma inesperada para a maioria das empresas e seus colaboradores. Manter a motivação de funcionários tem sido um desafio para muitas gestões. A real necessidade de cuidados com a saúde e de preservação da vida exigiu ações imediatas, como home office, escalas de trabalho e remanejamento de equipes, distanciando o RH e o gestor do colaborador.

Alguns incentivos precisam ser aplicados para que a produtividade seja positiva, mesmo diante dos desafios, como adaptação de uma nova rotina de trabalho em casa, os receios com as incertezas econômicas, a insegurança com a saúde e o medo em relação ao futuro. 

Muitos fatores poderão desmotivar os funcionários e, portanto, uma gestão bem alinhada promoverá a motivação de funcionários em meio à pandemia de COVID-19. Para tanto, algumas decisões práticas e com valor acessível podem ser aplicadas por parte da empresa para alcançar este objetivo. 

Medidas tomadas pela Sodexo 

A Sodexo Benefícios e Incentivos acredita que a pandemia é uma oportunidade para as empresas mostrarem-se parceiras de seus colaboradores, continuando a conceder o pacote de benefícios que tanto ajuda no engajamento e motivação deles. Afinal, isolamento social ou restrição à locomoção não afetam a legitimidade da concessão dos benefícios alimentação
e refeição, por exemplo.

Pelo contrário, ao oferecê-los, reforça-se a possibilidade de alimentação adequada em casa mesmo durante a quarentena, o que refletirá diretamente no bem-estar e na produtividade do trabalho via home office.

Ao continuar oferecendo cartão refeição, alimentação e outros, as empresas estarão também contribuindo para a redução da circulação de dinheiro entre seus colaboradores, o que diminuirá o risco de contaminação, já que ir às compras faz parte da rotina de todos, mesmo em tempos de confinamento. E tem mais: 

  • O vale-refeição da Sodexo pode ser usado nas compra de refeições nos principais apps de delivery, reforçando as medidas para o isolamento social;
  • Para aumentar o bem-estar e saúde do colaborador, a Sodexo conta com o Programa Apoio Pass, um serviço de apoio psicológico para colaboradores e familiares, feito por telefone, com disponibilidade de 24 horas. O programa conta também com orientação de profissionais especializados em outras três áreas: jurídica, financeira e social;
  • O cartão cultura da Sodexo é aceito em lojas online, permitindo que o colaborador, mesmo em tempos de isolamento social, tenha acesso a livros e maior cultura.
 

Embora o momento seja desafiador, tornar a rotina mais leve por meio de programas que incentivem a motivação de funcionários é possível! Quando tudo isso passar, empresas e colaborares estarão mais fortes, com uma parceria cada vez mais sólida.

 

Leia mais

 

Millennials: o que motiva essa geração