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Gestão de Pessoas

Os Baby Boomers continuam trabalhando. Vamos motivá-los?

30/08/17 16:21

Muitas pessoas da geração dos Baby Boommers, que nasceram entre 1943 e 1960, preferem trabalhar a se aposentar. Os programas de incentivo a funcionários precisam se adaptar a esta realidade.

Como motivar funcionários acima de 60 anos

 

A época em que viajavam de moto sem destino ou abraçavam árvores ficou para trás, mas os Baby Boomers, profissionais que nasceram entre 1943 e 1960, continuam marcando presença no ambiente de trabalho porque muitos deles fazem parte do quadro de colaboradores de muitas empresas.

Além de terem quebrado barreiras e padrões em diversas situações durante suas vidas, os Baby Boomers agora desafiam todas as expectativas relacionadas à aposentadoria. Esqueça os chinelos e a cadeira de balanço: 66% dos Boomers dos Estados Unidos planejam trabalhar ou estão ativos com mais de 65 anos – ou nem planejam se aposentar. A necessidade de arcar com os custos do dia a dia, dos cuidados com a saúde e/ou das universidades de seus filhos pesa muito na decisão de continuar trabalhando. A situação é um pouco diferente na Europa, onde o sistema de saúde e aposentadoria oferecido pelo governo oferece maior probabilidade aos trabalhadores de parar de trabalhar por volta dos 60 anos, na comparação com seus contemporâneos americanos.

Experiência de sobra

No entanto, todos os Baby Boomers têm muito a oferecer aos seus empregadores – além de terem uma perspectiva diferente sobre as necessidades e aspirações no ambiente de trabalho. Os Boomers, em geral, acumularam um conhecimento considerável em suas áreas de atuação – e em suas empresas, pelo tempo de trabalho. Este valioso conhecimento especializado está cada vez mais sendo disponibilizado para gerentes mais jovens e com grande potencial através de programas corporativos de mentoria. Algumas empresas incentivam executivos sênior que planejam se aposentar a continuar trabalhando em funções de consultoria por meio período para ajudar a treinar seus sucessores, auxiliando na continuidade dos negócios.

Desejo por flexibilidade

Se os Boomers são claramente vistos como algo bom dentro das empresas, qual é a chave para mantê-los motivados? A resposta é entender suas necessidades específicas, comparadas a outras gerações. E o desejo por flexibilidade de horários é o primeiro da lista. Um estudo publicado pela Harvard Business Review indicou que 87% dos Boomers consideram flexibilidade de trabalho um fator importante. Isto se dá, parcialmente, pelo fato de que 71% deles lidam com as necessidades de diferentes gerações na família, mas também por conta do idealismo que continua presente em muitos: 55% deles são voluntários em causas ambientais, culturais e educacionais, entre outras.

 

Oferecendo o incentivo certo

Outra forma de manter os Boomers motivados é através de programas de incentivos e reconhecimento, uma área na qual os desejos são diferentes na comparação com profissionais da geração X e Millennials. Uma pesquisa realizada pela World at Work indicou que funcionários mais jovens, por exemplo, valorizam desenvolvimento de carreira mais do que os funcionários mais velhos. Para serem eficientes, estes benefícios precisam estar alinhados ao perfil de um típico Boomer. Conforme destacado em um estudo publicado pela Sodexo, oferecer um passeio em um supercarro ou uma tarde praticando zorbing, atividade em que você rola ladeira abaixo dentro de uma bola de plástico, não é interessante para um funcionário na casa dos 60 ou 70 anos – no entanto, a oferta pode ser irresistível se feita a um Millennial. Por outro lado, benefícios de saúde, vouchers de viagens ou um passeio interessante de um dia podem fazer muito sucesso. O desafio é elaborar um programa de incentivos e reconhecimento que demonstre o valor dos Baby Boomers e os faça sentir parte da equipe.

Com seu conhecimento e experiência no mundo corporativo, os Baby Boomers podem ser parte da história de sucesso de qualquer organização. Eles não apenas trazem conhecimento especializado, mas também ajudam empresas a manter uma força de trabalho mais inclusiva – algo que reflete a diversidade de uma empresa. Tudo o que eles precisam é do incentivo certo e, talvez, um tempinho para abraçar árvores…

Leia mais sobre o assunto:

Planos de aposentadoria para Boomers

Aposentoria e programas de mentoring para Boomers

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