Filtrar
Gestão de Pessoas

O que é gestão de pessoas e como aplicar na empresa?

03/08/21 16:56

Entenda a importância de se fazer a gestão de pessoas para manter um bom ambiente de trabalho

Quando se pensa em gerir um negócio, geralmente os primeiros questionamentos que surgem são itens como gestão financeira, controle de estoque, marketing de vendas e lucro. Só que existe um quesito igualmente importante para manter o bom andamento de uma empresa: a gestão de pessoas.


Como posso diminuir o absenteísmo na minha empresa

O que significa gestão de pessoas em uma empresa?

O termo gestão de pessoas, de uma forma geral, é utilizado para abordar o tratamento dado pelo gestor aos funcionários. Mas a gestão de pessoas é ainda mais ampla do que a maioria das pessoas imagina, representando um conjunto de práticas adotadas em todos os setores de uma empresa, por meio das lideranças, para manter um bom ambiente de trabalho.

Por que a gestão de pessoas é tão importante?

Por mais que a tecnologia esteja cada vez mais presente nas empresas, um negócio é feito basicamente por pessoas. E são elas que vão definir o sucesso de uma empresa ao realizarem as atividades diárias de produção, desenvolverem novas ideias, operarem equipamentos etc.

Com uma equipe satisfeita, a empresa só tem a ganhar, já que um funcionário motivado é um funcionário produtivo. Além disso, fica mais fácil atrair e reter novos talentos. Por isso, é essencial que os gestores desenvolvam estratégias para a gestão de pessoas.

Como começar a aplicar a gestão de pessoas na empresa?

Existem várias formas de se aplicar a gestão de pessoas em sua empresa, mas alguns passos podem ajudar o gestor a ter sucesso nessa empreitada. Primeiramente, é essencial analisar o ambiente corporativo e identificar pontos que precisam ser melhorados. Alguns pontos devem ser observados:

  • Avaliação de desempenho – Com ela é possível identificar os funcionários que se destacam e aqueles que precisam de orientação. É possível utilizar algumas ferramentas para medir o tempo gasto por cada colaborador nas atividades e a qualidade do trabalho de cada um. Esse reconhecimento é importante para traçar estratégias de aprimoramento profissional.
     
  • Turnover – O termo é utilizado para indicar a rotatividade de funcionários em uma empresa, um fator importante para mostrar como está a satisfação dos profissionais e indicar se o processo de recrutamento é eficiente.
     
  • Taxa de ausência – Esse indicativo vai mostrar se existe equilíbrio entre as faltas do colaborador na empresa e o tempo trabalhado. Se a taxa de ausência for muito alta, pode indicar problemas com a rotina de trabalho ou questões pessoais do profissional, por isso vale a pena uma aproximação para tentar encontrar a melhor solução.
     
  • Satisfação do colaborador – É muito importante identificar como está a satisfação dos funcionários com o trabalho, o ambiente da empresa, o tratamento dado pelos gestores, os benefícios oferecidos, entre outros aspectos.

Leia também

Panorama completo de gestão de pessoas

Como fazer a gestão de despesas e incentivos