Filtrar
Gestão de Pessoas

O que é salário emocional e como isso faz a diferença em sua empresa?

19/02/20 15:58

A motivação do funcionário é o ativo mais importante da empresa – invista sempre em ações que trabalhem esse conceito!

A motivação do seu funcionário vai além do salário

Antigamente, bastava um salário condizente e boas condições de trabalho para a empresa garantir que a motivação do funcionário estaria assegurada. Com o passar dos anos, esse quadro foi sendo completado com novos benefícios, modificações nos ambientes físicos e as necessidades dos trabalhadores por melhor qualidade de vida.

As mudanças na relação empresa-funcionário vêm sendo tão intensas que as novas gerações já consideram alguns benefícios, como vale alimentação e vale refeição, fundamentais para aceitarem propostas de trabalho.

Essa lista inclui, além dos citados, alguns dos diferenciais abaixo:

- Ambientes saudáveis para trabalhar;

- Metas e reconhecimento profissional;

- Políticas expressas de não discriminação e de inclusão;

- Oportunidade de crescimento interno;

- Possibilidade de desenvolvimento na carreira, entre outros.


O que é salário emocional?

Todos esses ingredientes e mais alguns outros intangíveis, quando unidos, formam o chamado “salário emocional”, uma mistura de sentimentos e conceitos motivacionais que podem ser utilizados para ajudar na retenção de talentos e na motivação de funcionários.

O salário emocional não é vendido pronto, portanto, é preciso prepará-lo e cuidá-lo diariamente com políticas bem definidas de contratação, retenção, reconhecimento por produtividade, benefícios e preocupação com o ambiente de trabalho. Não há uma receita única para criar o salário emocional, cada empresa deve encontrar o que funciona internamente de acordo com o perfil de sua equipe.

Cabe aos gestores cuidarem para que o salário emocional seja construído ao longo do tempo, em conjunto com todos os funcionários. A linha mestra para que ele cresça e se consolide deve ser montada pela empresa e, posteriormente, cultivada por todos. Afinal, a motivação de funcionários faz a diferença nos resultados!

Saiba mais

Bem-estar individual é igual a bem-estar coletivo

Conheça a importância da qualidade no trabalho