Filtrar
Gestão de Pessoas

O verão chegou! Aumente a motivação da equipe

13/12/18 09:53

Os dias de calor e as férias chegando são um convite para a distração durante o horário de trabalho. Saiba como tornar esses dias mais agradáveis e produtivos para seu time.

 

A temperatura aumenta e os números mostram que, em todo o mundo, o engajamento é comprometido nos meses mais quentes do ano – a motivação no trabalho cai! Pesquisas mostram que 68% dos profissionais afirmam que devaneiam mais durante os dias quentes de verão e 63% admitem sair do escritório mais cedo nesta época.

Selecionamos quatro sugestões para você impulsionar a produtividade durante o verão. Confira como motivar uma equipe:

 

Dica 1 – Seja mais flexível

Ofereça a flexibilidade no local de trabalho

De acordo com o estudo Work Anywhere Survey, é praticamente uma unanimidade (98% dos entrevistados) o fato de que a produtividade aumenta quando as empresas oferecem alternativas para que as atividades profissionais sejam feitas de qualquer lugar – isso tem tudo a ver com motivação no trabalho! A mesma pesquisa diz que 80% dos brasileiros acham positivo poder trabalhar de qualquer lugar. É um índice muito próximo dos indianos (78%) e dos australianos (75%).

Ter horários mais flexíveis, como ocorre em uma empresa moderna, durante o verão é desejo de quase  40% dos profissionais. Em outro levantamento, 83% dos trabalhadores dizem que ficaram mais focados e entregaram mais ao ganhar flexibilidade para trabalhar onde e quando queriam.

Dica 2 – Permita roupas mais casuais

Permita que seus funcionários usem roupas mais casuais para trabalhar

Pesquisas mostram que permitir o uso de roupas menos formais nos dias mais quentes dá mais conforto para quem trabalha – e isso também influi na motivação e no engajamento. Essa flexibilidade no trabalho trará mais produtividade!

Nos EUA, 27% dos profissionais prefeririam trabalhar em empresas que tem um dress code mais casual ou não impõe regras sobre a vestimenta dos seus empregados. Já no Reino Unido, mais de 60% dos trabalhadores se sentem mais produtivos  podem adotar um visual mais descontraído.

Na Ásia, a questão da roupa de trabalho causa muita pressão. Os níveis de estresse são 70% maiores em profissionais japoneses que trabalham com terno e gravata. Já na Coreia do Sul, 75% dos trabalhadores gostariam de trabalhar de chinelos no verão. E você?

Dica 3 – Incentive a atividade física e ficar ao ar livre

Incentive a atividade física e aumente a produtividade

 

Durante todo o ano, as empresas se beneficiam da motivação no trabalho e da produtividade resultantes dos programas de bem-estar. E, com a chegada do verão, sua equipe pode se motivar ainda mais com iniciativas para exercitar-se e se alimentar melhor.

 

Mais de 90% dos gestores dizem que promover o bem-estar entre seus colaboradores pode melhorar o desempenho dos profissionais. O impacto desses programas para a motivação no trabalho é tão positivo que as empresas chegam a ganhar 1 dia extra de produtividade do time por mês.

Sabia que a Sodexo tem uma série de soluções para saúde e bem-estar nas empresas? Confira aqui.

Dica 4 – Dê uma tarde de folga!

Summer friday é uma alternativa para aumentar a produtividade

Conhecida como Summer Friday, ofertar uma tarde de sexta-feira para que o funcionário descanse, melhora o clima no ambiente de trabalho e, também, contribui para melhorar a performance dos profissionais.

A Summer Friday é uma tendência e 42% das companhias listadas na Fortune 1000 já oferecem o benefício (eram 21% em 2015).

Não deixe os dias quentes de verão prejudicarem a produtividade na sua empresa! Conte com a Sodexo para descobrir o programa de bem-estar ideal para sua equipe ficar mais motivada e render ainda mais. Conheça nossos produtos.