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Gestão de Pessoas

Os Programas de Assistência ao Empregado fazem a diferença nas empresas

17/10/17 16:14

Problemas domésticos ou insatisfações na vida profissional podem afetar qualquer pessoa. Como empresas e gestores podem apoiar seus colaboradores?

Para muitas pessoas, o trabalho é uma fonte de alegria e satisfação. No entanto, em razão de problemas financeiros nas empresas, profissionais em todo o mundo enfrentam longas jornadas de trabalho e ficam ansiosos em suas atividades. Isso frequentemente resulta em estresse e pressão, o que leva à baixa produtividade e doenças psicológicas.

“A crise financeira de 2008 claramente teve um impacto”, explica James Malia, Diretor de Benefícios aos Colaboradores da Sodexo Benefícios e Incentivos do Reino Unido. “Mas estamos em uma era de constante mudança, o que também traz estresse, seja devido à incerteza de permanecer empregado, à mudança dos escritórios, junção de empresas, o impacto da tecnologia ou novos modelos de negócios.” De acordo com estudos, o estresse relacionado ao trabalho custa, à Europa, $650 bilhões, e aos Estados Unidos, $300 bilhões. Problemas de saúde de profissionais tem custo estimado em 10-15% do total da economia global. 

O medo de dizer “estou com problemas”

Infelizmente, esses números não refletem a verdadeira gravidade do estresse e da depressão relacionados ao trabalho. Mais de um terço dos colaboradores com problemas psicológicos não falam abertamente sobre suas doenças no ambiente de trabalho, conforme afirma um estudo da AXA PPP Healthcare. Muitos colaboradores têm medo de receber julgamentos negativos de seus colegas (30%) ou gerentes (24%) se falarem abertamente sobre o estado de sua saúde mental. Outros 22% ficam preocupados com o prejuízo às suas intenções profissionais e mais de um quarto têm vergonha de seu problema. 

Levando preocupações para o trabalho 

No entanto, se não não há equilíbrio entre a vida pessoal e a profissional pode ser prejudicial, a qualidade de vida dos colaboradores fora do trabalho também pode ter um impacto negativo em seu desempenho. Problemas com relacionamentos, preocupações financeiras e diversos problemas de saúde podem trazer dificuldades para as pessoas lidarem com eles – deixando-os, assim, inaptos para um dia de trabalho corrido.

Programas de Assistência ao Empregado: Ajuda quando necessário

Em resposta a esses desafios, um número cada vez maior de empresas está implantando Programas de Assistência ao Empregado (PAE). Os PAEs não apenas tratam os problemas que os colaboradores enfrentam em suas jornadas de trabalho, mas também os acontecimentos de sua vida pessoal que levam a estresse, ansiedade e depressão. O suporte pode ser feito por telefone, bate-papo ao vivo ou aconselhamento individual, disponibilizados, na era digital, em aplicativos para smartphones. “Os PAEs estão se tornando incrivelmente importantes”, afirma James Malia. “As empresas querem que os colaboradores trabalhem, foquem em suas atividades e sejam produtivos, enquanto os colaboradores gostam de sentir que sua empresa se importa com eles e quer ajudá-los. Com um PAE, essa ajuda está disponível às 2 da manhã ou durante seu horário de trabalho. Os gestores podem, ainda, usar o serviço para receber conselhos sobre como lidar da melhor forma com um membro da equipe que esteja passando por dificuldades. De forma geral, o retorno no investimento pode ser grande para a companhia”.

A Sodexo e os PAEs 

Em todo o mundo, a Sodexo oferece a clientes e a seus próprios colaboradores diversas modalidades de PAEs. “No Reino Unido, por exemplo, trabalhamos com um prestador de serviços para oferecer diferentes níveis de suporte – com um número telefônico para o contato inicial, tipicamente com seis a oito sessões de aconselhamento por telefone, reuniões pessoais ou ajuda no local para um incidente mais grave”, afirma James Malia. “Os profissionais do PAE estão prontos para atender de forma imediata, em um prazo mais curto, e agem como uma ponte com outros profissionais de saúde, que podem dar auxílio em casos que exijam tratamentos de longa duração”.

O Sodexo Supports Me é serviço por telefone para informações e aconselhamento direcionado a colaboradores da própria Sodexo e extensível para familiares de primeiro grau. Gratuito e confidencial, é formado por especialistas de diferentes áreas, que tratam de questões como problemas familiares, de bem-estar, de moradia, trabalho e dinheiro. Ao conduzir PAEs para seus colaboradores, a Sodexo não apenas melhora a qualidade de vida destes, mas também ganha experiência no desenvolvimento e aplicação de programas para seus clientes.

Conheça a solução Sodexo Apoio Pass - Orientação de profissionais especializados em quatro principais áreas: Psicológico, Jurídico, Financeiro e Social.

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