Filtrar
Gestão de Pessoas

Quais são os benefícios do PAT?

13/01/22 12:23

O Programa de Alimentação do Trabalhador garante diversas vantagens para gestores e funcionários

 

PAT : benefícios vale alimentação

 

O Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) foi criado pelo governo federal em 1976 como incentivo para as empresas oferecerem benefícios como o vale-refeição e o vale-alimentação aos funcionários, garantindo uma alimentação balanceada para os trabalhadores, dentro dos padrões nutricionais adequados. Em contrapartida, o governo oferece vantagens aos empresários, como isenção de encargos sociais e dedução no imposto de renda.

Benefícios PAT – quais são eles?

Dados da Associação Brasileira das Empresas de Benefícios ao Trabalhador (ABBT) apontam que os benefícios do PAT já garantiram aproximadamente 79 bilhões de refeições a trabalhadores brasileiros desde a sua criação. O programa governamental é um incentivo que possui diversos vantagens para quem contrata e para quem recebe os benefícios, como vemos a seguir:

  1. Saúde e bem-estar

A oferta de benefícios PAT como o vale-refeição e o vale-alimentação garante aos trabalhadores uma verba mensal destinada especificamente para uma alimentação balanceada, proporcionando mais saúde, disposição e bem-estar aos beneficiários.

  1. Variedade alimentar

Com o pagamento do benefício por meio dos cartões Sodexo, que são aceitos em meio milhão de estabelecimentos da rede credenciada em todo o país, o colaborador da empresa pode ter uma alimentação muito mais variada. Isso porque ele terá a possibilidade de comer em locais diferentes de acordo com as suas preferências, inclusive em lugares que talvez ele não tivesse a chance de frequentar se não recebesse os benefícios.

  1. Flexibilidade e praticidade

Os benefícios de refeição e alimentação poderão ser pagos por meio de um único cartão, garantindo muito mais praticidade ao usuário. Além disso, com as mudanças nas regras do PAT, também será permitido que os cartões sejam bandeirados, ou seja, a utilização não ficará restrita a uma rede própria fechada. Os cartões serão aceitos em mais estabelecimentos, proporcionando mais opções ao trabalhador.

  1. Produtividade

O funcionário que recebe benefícios do PAT torna-se um colaborador mais satisfeito com a empresa e mais motivado, o que aumenta a produtividade de toda a equipe beneficiada.

  1. Benefícios fiscais e isenções

Para o empresário, o cadastro no PAT garante a isenção de encargos sociais sobre os valores gastos com os benefícios – já que eles não configuram salário – e ainda podem ter dedução de até 4% do valor no imposto de renda, no caso de empresas que optem pelo regime de lucro real.

Conteúdo especial para você:
baixe um ebook com todas as novidades do PAT

Leia mais:

Benefícios garantidos pelo PAT ajudam o trabalhador brasileiro durante o período de distanciamento

O que é o PAT e o que mudou