Filtrar
Gestão de Pessoas

Quais são os benefícios do PAT?

16/03/22 11:00

O Programa de Alimentação do Trabalhador garante diversas vantagens para gestores e funcionários

 

PAT : benefícios vale alimentação

 

O Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) foi criado pelo governo federal em 1976 como uma forma de incentivar as empresas empregadoras a oferecerem benefícios como o vale-refeição e o vale-alimentação aos funcionários, garantindo uma alimentaçãode qualidade e nutricionalmente adequada. Em contrapartida, o governo oferece vantagens aos empregadores, como isenção de encargos sociais e dedução no imposto de renda.

Benefícios PAT – quais são eles?

Dados da Associação Brasileira das Empresas de Benefícios ao Trabalhador (ABBT) apontam que os benefícios do PAT já garantiram aproximadamente 79 bilhões de refeições a trabalhadores brasileiros desde a sua criação. O programa governamental é um incentivo que possui diversas vantagens para quem contrata e para quem recebe os benefícios, como vemos a seguir:

Saúde e bem-estar

A oferta de benefícios PAT como o vale-refeição e o vale-alimentação garante aos trabalhadores uma verba mensal destinada especificamente para uma alimentação de qualidade e nutricionalmente adequada, proporcionando mais saúde, disposição e bem-estar aos beneficiários.

Variedade alimentar

Com o pagamento do benefício por meio do vale-refeição e vale-alimentação da Sodexo, que são aceitos em meio milhão de estabelecimentos da rede credenciada em todo o país, o colaborador da empresa pode ter uma alimentação muito mais variada. Isso porque ele terá a possibilidade de comer em locais diferentes de acordo com as suas preferências, inclusive em lugares que talvez ele não tivesse a chance de frequentar se não recebesse os benefícios.

Produtividade

O trabalhador que recebe os benefícios costuma se alimentar melhor, o que aumenta sua produtividade, ajuda na prevenção de doenças e reflete no dia a dia da empresa. Além disso, é um grande trunfo para o empregador já que os benefícios são um ponto forte e estratégico para a retenção de talentos.

Benefícios fiscais e isenções

Para o empregador, o cadastro no PAT garante a isenção de encargos sociais sobre os valores gastos com os benefícios – já que eles não configuram salário – e ainda podem, quando forem elegíveis, usufruir de  ter dedução no imposto de renda.

Conteúdo especial para você:
baixe um ebook com todas as novidades do PAT

Leia mais:

Benefícios garantidos pelo PAT ajudam o trabalhador brasileiro durante o período de distanciamento

O que é o PAT e o que mudou