Fique atento: quando um benefício para funcionário pode ser considerado salário? Entenda aqui.

Quando um benefício pode acabar configurando salário?

13 Dezembro 2022

Entenda em que casos um benefício acaba sendo incorporado ao salário do trabalhador e porque isso não é vantajoso

O vale-refeição pode ser considerado salário?

Cada vez mais os trabalhadores buscam empresas que ofereçam, além da remuneração mensal, os chamados benefícios, como vale-refeição e vale-alimentação. Na maior parte das vezes, esses benefícios representam um conjunto de vantagens concedidas pela empresa aos funcionários. Contudo, em alguns casos, o benefício pode acabar sendo incorporado à remuneração mensal, o que pode ser um risco  para a empresa. Entenda:

Em que casos o benefício configura salário?

No caso dos benefícios de alimentação, como vale-refeição ou vale-alimentação, no âmbito do PAT, para que o valor concedido ao trabalhador não gerem encargos trabalhistas e como consequência a configuração salarial, o empregador  deve contratar o benefício em uma empresa que ofereça segurança jurídica e transparência, estando em conformidade com a legislação do PAT e, também, o empregador deverá fazer sua inscrição no sistema do Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT).

Além disso, o empregador deve se atentar para o disposto, quando houver, na convenção coletiva da categoria. Caso contrário, o vale-refeição ou vale-alimentação poderão ter natureza salarial e ser incorporados à remuneração do empregado, gerando reflexos nas demais verbas que compõem o contrato de trabalho.  

Leia também:

Saiba como conseguir as isenções fiscais previstas no PAT

Quando o auxílio-alimentação é ideal para a sua empresa?