De todas as ramificações das mudanças que abalam o mundo dos negócios hoje, as implicações para as pessoas são provavelmente as mais profundas. A pandemia global do novo coronavírus acelerou tudo drasticamente, incluindo uma mudança massiva e sem precedentes no local de trabalho. Com a diminuição do contato humano, as empresas agora devem se tornar inerentemente humanizadas, tendo um papel ativo no apoio à saúde física e emocional de seus colaboradores, além das habilidades de que precisam para trabalhar de novas maneiras.
Em um cenário em que as fronteiras entre escritório e casa continuam a se confundir, no qual a família do funcionário também experimenta a empresa, novas necessidades foram percebidas. É preciso, por exemplo, que esses colaboradores tenham um atendimento de um profissional que lhes orientem a como lidar e conciliar esses dois mundos. E isso não vale apenas para a frente psicológica. Muitos trabalhadores sentiram a necessidade de ter um respaldo sobre orientação financeira para poderem reorganizar seus orçamentos. Enquanto a necessidade de outros está na jurídica para análise de documentos e orientações até sobre um novo momento de união civil ou um novo contrato de aluguel.
Durante a pandemia, os benefícios oferecidos pelas companhias precisaram ser revistos e ampliados para além do vale-refeição e vale-alimentação.. O apoio psicológico é, sem dúvida, um dos serviços que mais ganharam espaço dentro das corporações. Na Sodexo Benefícios e Incentivos, a procura pelo serviço de Apoio Pass, que oferece orientação psicológica, financeira, social e jurídica, cresceu quase 600% até setembro de 2020.
Outra ação importante e que ainda está sendo iniciada dentro das corporações é o programa de Orientação Nutricional e Alimentar. Pensando na melhoria de qualidade de vida e bem-estar dos colaboradores, a Sodexo Benefícios e Incentivos oferece, desde agosto, consultas mensais com nutricionista da empresa, via plataforma digital, aos funcionários interessados.
A pausa para o almoço que antes levava os trabalhadores para a refeição no restaurante agora se voltou para dentro de casa, uma rotina que deve ser mantida por um longo período. Com o home office, o trabalhador nem sempre tem à disposição uma variedade de alimentos e nutrientes, antes oferecida por esses estabelecimentos. E como não ter isso no radar do RH? Essa é outra necessidade latente a ser atendida pelas empresas.
Os atendimentos com um nutricionista são oferecidos de acordo com a necessidade e o perfil de cada colaborador, com o profissional levando esclarecimentos sobre quais são as melhores escolhas alimentares para um estilo de vida mais saudável e equilibrado, além de esclarecer as principais dúvidas sobre o tema. Ao melhorar os hábitos alimentares dos funcionários, consequentemente haverá reflexo em seu bem-estar, qualidade de vida e desenvolvimento profissional.
A pandemia do coronavírus no Brasil provocou mudanças permanentes na relação entre empregador e empregado. Os funcionários esperam mais de seus empregadores, especialmente na forma como eles entendem e levam em consideração o contexto em que fazem seu trabalho: seu ambiente de trabalho, circunstâncias familiares e comunidades. É fundamental que a área de recursos humanos passe a ter ações e programas estruturados que atendam todas essas necessidades para que os funcionários se sintam seguros e confiem que a organização os manterá saudáveis.
O artigo foi publicado originalmente no portal Mundo RH.
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