Que trabalhador tem direito a receber vale-alimentação? Entenda o que diz a lei

Que tipo de cartão de benefício escolher?

13 Março 2023

Saiba como definir os tipos de benefícios para funcionários que você vai contratar para sua empresa

Que benefício escolher para os funcionários?

Oferecer benefícios para colaboradores é muito importante para as empresas. Mesmo aqueles que não são obrigatórios acabaram se tornando benefícios necessários para atrair bons profissionais e também manter os funcionários satisfeitos. Além disso, os benefícios ajudam a diminuir o absenteísmo, ou seja, o número de faltas, geram maior engajamento e retém talentos. 

Conheça os principais tipos de benefícios para colaboradores e saiba como adequá-los às necessidades da empresa e dos funcionários por meio das soluções da Sodexo:

Alimentação

Existem dois benefícios que, mesmo não sendo obrigatórios por lei, são concedidos pela grande maioria das empresas: o vale-refeição e o vale-alimentação. Apesar de terem objetivos semelhantes, que é oferecer acesso à alimentação saudável e de qualidade para os trabalhadores, esses benefícios possuem funções diferentes e podem ser adequados de acordo com as necessidades ou preferências dos trabalhadores.

O cartão vale-refeição é um benefício voltado para aquisição refeições prontas durante a jornada de trabalho, por isso é aceito em locais como restaurantes e padarias. Já o cartão vale-alimentação é focado na alimentação do trabalhador no dia a dia, para a aquisção de gêneros alimentícios e o preparo em casa, sendo aceito em supermercados, mercearias e açougues.

Além de motivar os funcionários, a empresa que oferece esses dois benefícios pode ter isenções fiscais se estiver cadastrada no Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), que regula a contratação e o uso do vale-alimentação e do vale refeição.

Infográfico: como escolher benefício pro funcionário

 

Na dúvida sobre qual benefício alimentação oferecer?  
Baixe o infográfico sobre as vantagens do vale-alimentação e vale-refeição e tire suas dúvidas agora.

Mobilidade

O deslocamento de ida e volta do trabalho também deve ter atenção especial das empresas. O vale-transporte é um benefício obrigatório por lei e a empresa pode conceder o benefício por meio de uma empresa terceirizada como a Sodexo, o que facilita a gestão de recursos.

Outra opção é o cartão vale-combustível para conceder ajuda de custo aos colaboradores que tenham carro ou moto para se deslocar ao trabalho.

Saúde

Outro tipo de benefício muito valorizado pelos profissionais é o convênio médico ou plano odontológico. Para complementar esses benefícios, a empresa pode ainda oferecer um cartão farmácia para ajudar com os gastos relacionados a medicamentos e outros produtos farmacêuticos.  

A Sodexo oferece pacotes personalizados com benefícios de bem-estar e saúde, que podem contribuir para evitar casos de burnout na sua empresa e aumentar a qualidade de vida dos funcionários.  

Vale-presente de Natal e outras premiações

 A empresa também pode conceder presentes aos funcionários em datas comemorativas, como o vale-presente de Natal. Outra forma de oferecer benefícios para colaboradores é criar programas de incentivo para premiar funcionários que se destaquem na empresa por terem desempenho acima do esperado, criem novas ideias, batam metas, entre outras ações.

Leia também:

Sabia que o Programa de Alimentação do Trabalhador está passando por mudanças. Saiba de tudo no e-book preparado especialmente para você

Vale-transporte é com a Sodexo!

Vale-alimentação ou vale-refeição? Perguntas frequentes sobre esses benefícios