Filtrar
Gestão de Pessoas

Rydoo traz eficiência na gestão de recibos e notas fiscais

26/09/19 10:23

Plataforma para gestão de despesas dos colaboradores planeja novas soluções para o Brasil

 

Rydoo facilita a gestão de despesas com viagens de trabalho

 

Faz parte da rotina de profissionais que têm muitas atividades fora da empresa: pegar o recibo ou nota fiscal de cada gasto com transporte, hospedagem e refeições, guardar os papéis com cuidado para não perder, preencher longos relatórios e enviar à área financeira para aprovação e pagamento e, por fim, solicitar o reembolso de despesas. Esse dia a dia cansativo do reembolso de despesas para funcionários corporativas pode ficar mais dinâmico e eficiente com a plataforma Rydoo.

É fácil de usar: o funcionário baixa o aplicativo e tira uma foto do recibo ou nota fiscal relacionado ao gasto que precisa ser reembolsado. Ele nem precisa calcular despesas de viagem, apenas fotografar. Com base na política financeira da empresa, a plataforma checa os limites de despesas de cada colaborador, verifica eventuais duplicidades de recibos e evita fraudes no reembolso de despesas. Com base na política financeira da empresa, a plataforma checa os limites de despesas de cada colaborador, verifica eventuais duplicidades de recibos e evita fraudes. O fluxo de aprovação do pagamento também ocorre de forma digital e automática: os gestores aprovam com apenas um clique. A solução poupa um imenso volume de trabalho da área financeira, que pode se concentrar em atividades mais estratégicas e dedicar menos esforço à função operacional.

Eduardo Loureiro, executivo de vendas da Rydoo Brasil, diz que o sistema leva mais eficiência às organizações: “Uma empresa de 400 funcionários chega a ter dois colaboradores concentrados em verificar os recibos e organizar reembolsos de despesas. Com a solução, estas pessoas não vão precisar investir tanto tempo nisso e ficarão livres para outras atividades que têm mais impacto no negócio.”

 

DE STARTUP A CORP-UP

 

Como todo negócio de alto impacto, a Rydoo resolve um problema real de forma muito simples. A startup nasceu na Bélgica há sete anos e atua no Brasil há cerca de cinco. “Antes tínhamos outro nome: Xpenditure”, conta Eduardo. Há um ano e meio, a empresa recebeu investimento da Sodexo, que passou a ser sócia majoritária do negócio, e foi rebatizada como Rydoo. 

O executivo explica que, com a aquisição, a empresa passou de startup a corp-up. “Temos o melhor dos dois mundos: a agilidade e o crescimento rápido de um e a capacidade de investimento e a rede de relacionamento de outro”, diz. Em uma operação separada da Sodexo, a empresa conta com 350 funcionários no mundo, distribuídos entre Europa, Filipinas, Austrália, Estados Unidos e Brasil, na operação em São Paulo. O número deve saltar 30% nos próximos 10 meses. “Temos crescido em ritmo acelerado. Já temos 7 mil grandes clientes pelo mundo”. 

Segundo Eduardo, boa parte deste volume de contratos veio nos últimos 12 meses. Com o investimento da Sodexo, a companhia assumiu a posição de concorrer com organizações globais e disputar clientes de grande porte. “A nossa solução tem qualidade e excelência para conquistar espaço nesse contexto”, diz.

BRASIL É PARTE DA ESTRATÉGIA DE INTERNACIONALIZAÇÃO

O executivo diz que o Brasil desempenha papel fundamental dentro da estratégia da companhia de rápida expansão. “É um País com mais de 200 milhões de habitantes. Toda empresa que planeja crescer e se internacionalizar quer estar aqui”, afirma. Segundo ele, boa parte do trabalho de conquistar grandes clientes está concentrada localmente. “Nossa estratégia é atender empresas complexas que precisam de compliance local e ajudá-las a ganhar eficiência e reduzir custos”

Ele cita o conceito paperless com que a empresa trabalha, reduzindo a necessidade de impressão ou de armazenar arquivos físicos. É tudo digital, na nuvem: fácil de guardar e de encontrar depois. A Rydoo garante ainda a armazenagem de todas as imagens por 10 anos, período muito maior do que o exigido por lei. 

Até pela importância do mercado, a empresa prefere esperar para fazer alguns lançamentos no País. Um deles é o Rydoo Travel, plataforma que concentra fornecedores e soluções de viagem corporativas já com tarifas negociadas para empresas e regras de uso específicas para os funcionários. A solução já funciona na Europa, mas Eduardo diz que não faz sentido simplesmente colocar o sistema de lá para rodar aqui. É preciso tropicalizar.

 “Não queremos atuar no Brasil com nenhum produto pela metade”, diz. Segundo ele, para rodar localmente, a Rydoo Travel precisa estar completa para as demandas nacionais, com parcerias certas com empresas aéreas, de aluguel de carros e rede de hotéis da região. A construção desta estrutura já está em curso, conta o executivo. Afinal, a meta é crescer sempre - com velocidade de startup e consistência de grande corporação.

logo-draft.png O artigo é resultado uma parceria da Sodexo com o Projeto Draft.

Conheça mais.

Leia também:

Rydoo: conheça o app que revoluciona a gestão de despesas com viagens de trabalho

Por que Rydoo facilita o processo de reembolso de funcionários da sua empresa?

Como a tecnologia ajuda a melhorar a gestão dos gastos com viagens corporativas?