Filtrar
Gestão de Pessoas

Tendências de RH

29/03/21 10:36

Conheça as tendências mais atuais entre as empresas na área de recursos humanos

As tendências no mercado de trabalho estão sempre se atualizando de acordo com as demandas. Nos últimos anos, a busca por empregos com diferenciais e atrativos tem mudado o comportamento dos profissionais e, consequentemente, a gestão das empresas. Durante a pandemia, essa tendência ganhou um novo fôlego com o surgimento de formas de trabalho diferentes. Cada vez mais, o trabalhador busca por uma vaga que garanta benefícios, vantagens, bom salário e qualidade de vida.

As principais tendências de RH

Home office – O trabalho remoto certamente é a mais nova das tendências de RH no mercado de trabalho. Embora já fosse uma realidade para muitas pessoas, o esquema de trabalho em home office ganhou muita força e popularidade durante a pandemia, com a necessidade de distanciamento social, fazendo muitas empresas e trabalhadores perceberem que é possível – e algumas vezes até mais vantajoso – trabalhar dentro de casa.

Benefícios extras – As vantagens oferecidas pelas empresas são um grande atrativo para os trabalhadores. Além dos benefícios obrigatórios por lei (férias remuneradas, vale-transporte etc.), os funcionários querem receber outras vantagens para continuarem naquela empresa, como auxílio home office, vale-refeição, auxílio creche, entre outros – e isso já é uma forte tendência para o RH.

Responsabilidade social e ambiental – Outra tendência que surgiu nos últimos anos e veio para ficar é a responsabilidade social e ambiental das empresas. Em um mundo cada vez mais preocupado com as questões socioambientais, tornou-se essencial que os empregadores tenham essa preocupação, incentivando atitudes sustentáveis, criando ações para ajudar os mais necessitados, cuidando do meio ambiente etc. Essa é uma das tendências de RH mais inovadoras.

Assistência médica –Ter um bom plano de saúde é o desejo de quase todo trabalhador com carteira assinada no Brasil. Garantindo esse benefício, o empregador garante que o funcionário esteja satisfeito e cuidando da saúde para que possa trabalhar e ser produtivo.

Saúde mental – Em tempos de pandemia, existe uma preocupação cada vez maior com a saúde mental das pessoas. A situação mundial de incertezas e perdas abalou o psicológico de muita gente, inclusive dentro do trabalho, trazendo ainda mais à tona nas empresas a necessidade de cuidar do lado emocional e humano dos colaboradores, oferecendo assistência psicológica, por exemplo.

Conheça os benefícios da Sodexo

Seguindo as tendências de RH do mercado, a Sodexo oferece serviços que podem ajudar as empresas a garantir o bem-estar e a satisfação dos trabalhadores com benefícios atrativos, como o vale-refeição, o vale-alimentação e o cartão benefício flexível para auxílio home office e outras carteiras digitais, chamado de Sodexo Multi. Saiba mais sobre as carteiras digitais da Sodexo.

Leia também

Trabalho remoto – uma tendência mundial

Quer conhecer as tendências que estão mudando os consumidores e o varejo?