Se você está pensando em implementar o vale-alimentação e vale-refeição em sua empresa, mas ainda faz confusão com esses dois benefícios não obrigatórios, mas muito populares entre os profissionais, não espere mais. Tire suas dúvidas sobre os principais pontos e conheça as vantagens que a sua empresa tem quando oferece esses benefícios aos funcionários.
O que dá para comprar com o vale-alimentação e com o vale-refeição?
Os dois benefícios foram criados para garantir uma alimentação de qualidade e nutricionalmente adequada para os trabalhadores e possuem algumas diferenças entre eles. O vale-alimentação deve ser utilizado para compra de alimentos in natura ou industrializados em supermercados, mercearias, hortifruti e outros estabelecimentos do tipo. Já o vale-refeição é voltado para compra de refeições prontas em restaurantes, lanchonetes, padarias e cafés. Ambos os benefícios são regulados pelo Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), que recentemente passou por mudanças em algumas regras.
Quer saber mais sobre as novas regras do PAT?
Baixe um e-book completo!
Minha empresa pode oferecer os dois benefícios?
Claro. Não há nada que impeça a concessão de ambos, desde que o valor seja o mesmo para cada funcionário. Vale lembrar que, agora, o Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) permite que o funcionário receba os benefícios em um único cartão, em contas separadas para vale-alimentação e vale-refeição e fica proibida a transferência de saldo entre os dois benefícios.
Qual é a melhor estratégia para os benefícios da minha empresa?
A melhor estratégia para a gestão de benefícios do seu negócio vai depender do tamanho da empresa, capacidade financeira, do regime de contratação do funcionário e das cláusulas da Convenção Coletiva de Trabalho que representa a categoria.
Neste infográfico, você encontra mais informação
para decidir qual benefício oferecer para os funcionários
Caso a estratégia seja oferecer o vale-alimentação e vale-refeição, sua empresa consegue se tornar mais competitiva no mercado e fica mais atrativa para novos talentos.
Como o vale-alimentação e vale-refeição contribuem para a produtividade?
A alimentação é uma necessidade fisiológica de todo ser humano, influencia na saúde como um todo, na disposição e, consequentemente, na produtividade do trabalhador em uma empresa. Quando o seu negócio oferece acesso a alimentação saudável, nutricionalmente adequada, o impacto é positivo no resultado do negócio.
Vale lembrar que o vale-alimentação e vale-refeição da Sodexo são aceitos em mais de meio milhão de estabelecimentos em todo o país. Tudo que a sua empresa precisa para garantir a boa alimentação e a satisfação dos funcionários no decorrer da jornada de trabalho.
Veja também:
Como a Sodexo pode ajudar a melhorar a alimentação dos meus funcionários?
Vale-alimentação e refeição: o que pode e o que não pode?