Filtrar
Gestão de Pessoas

Tudo sobre vale-alimentação e vale-refeição

01/06/22 13:35

Você conhece cada um deles? Tudo o que você precisa saber, a Sodexo explica, a seguir

 

Entenda como funcionam o vale-alimentação e o vale-refeição

 

Se você está pensando em implementar o vale-alimentação e vale-refeição em sua empresa, mas ainda faz confusão com esses dois benefícios não obrigatórios, mas muito populares entre os profissionais, não espere mais. Tire suas dúvidas sobre os principais pontos e conheça as vantagens que a sua empresa tem quando oferece esses benefícios aos funcionários. 

O que dá para comprar com o vale-alimentação e com o vale-refeição? 

Os dois benefícios foram criados para garantir uma alimentação de qualidade e nutricionalmente adequada para os trabalhadores e possuem algumas diferenças entre eles. O vale-alimentação deve ser utilizado para compra de alimentos in natura ou industrializados em supermercados, mercearias, hortifruti e outros estabelecimentos do tipo. Já o vale-refeição é voltado para compra de refeições prontas em restaurantes, lanchonetes, padarias e cafés. Ambos os benefícios são regulados pelo Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), que recentemente passou por mudanças em algumas regras. 

 

PAT e auxílio-alimentação: o que mudou na lei

 

Quer saber mais sobre as novas regras do PAT?
Baixe um e-book completo!

 

Minha empresa pode oferecer os dois benefícios? 

Claro. Não há nada que impeça a concessão de ambos, desde que o valor seja o mesmo para cada funcionário. Vale lembrar que, agora, o Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) permite que o funcionário receba os benefícios em um único cartão, em contas separadas para vale-alimentação e vale-refeição e fica proibida a transferência de saldo entre os dois benefícios. 

Qual é a melhor estratégia para os benefícios da minha empresa? 

A melhor estratégia para a gestão de benefícios do seu negócio vai depender do tamanho da empresa, capacidade financeira, do regime de contratação do funcionário e das cláusulas da Convenção Coletiva de Trabalho que representa a categoria. 

 

Infográfico: como escolher benefício pro funcionário

 

Neste infográfico, você encontra mais informação  
para decidir qual benefício oferecer para os funcionários 

Caso a estratégia seja oferecer o vale-alimentação e vale-refeição, sua empresa consegue se tornar mais competitiva no mercado e fica mais atrativa para novos talentos. 

Como o vale-alimentação e vale-refeição contribuem para a produtividade? 

A alimentação é uma necessidade fisiológica de todo ser humano, influencia na saúde como um todo, na disposição e, consequentemente, na produtividade do trabalhador em uma empresa. Quando o seu negócio oferece acesso a alimentação saudável, nutricionalmente adequada, o impacto é positivo no resultado do negócio. 

Vale lembrar que o vale-alimentação e vale-refeição da Sodexo são aceitos em mais de meio milhão de estabelecimentos em todo o país. Tudo que a sua empresa precisa para garantir a boa alimentação e a satisfação dos funcionários no decorrer da jornada de trabalho. 

Veja também: 

Como a Sodexo pode ajudar a melhorar a alimentação dos meus funcionários? 

Vale-alimentação e refeição: o que pode e o que não pode?