Perguntas frequentes: vale-alimentação e vale-refeição

Vale-alimentação ou vale-refeição? Perguntas frequentes sobre esses benefícios

3 Fevereiro 2023

Entenda as principais diferenças entre o vale-refeição e o vale-alimentação e saiba quais vantagens de oferecer aos seus funcionários

Respostas para suas dúvidas sobre o vale-alimentação e o vale-refeição 

As diferenças entre os benefícios alimentação e refeição ainda geram dúvidas entre os trabalhadores. Muitos acreditam que eles são a mesma coisa, já que ambos estão relacionados à alimentação e nutrição, mas os benefícios possuem algumas características diferentes. Entenda, a seguir:

Quais as diferenças de vale-alimentação e vale-refeição?

cartão vale-alimentação é um substituo da cesta básica, um benefício voltado para a compra de gêneros alimentícios, ou seja, aqueles produtos que o trabalhador vai consumir em casa, fora do período de trabalho. O cartão alimentação, ou vale alimentação Sodexo, é aceito em supermercados, açougues e mercearias, entre outros. O benefício tem o objetivo de garantir opções para que o colaborador escolha os produtos que vai consumir de acordo com as necessidades e preferências da família.

Já o benefício vale-refeição (cartão vale-refeição) é destinado para a compra de refeições prontas no intervalo do turno de trabalho. O benefício Sodexo é aceito em restaurantes, padarias e lanchonetes. Sendo assim, o cartão vai garantir refeições variadas para que o colaborador tenha condições de utilizar o horário de almoço na empresa da melhor forma e voltar bem alimentado para o serviço, além de proporcionar um momento de integração com os colegas de trabalho e, consequentemente, um melhor ambiente de trabalho.

Benefício dá resultado? Veja no infográfico! 
Agora que você já sabe a diferença entre os benefícios para alimentação,  
saiba por que investir em benefícios traz resultados para a sua empresa no infográfico.

Quais as vantagens de cada benefício?

Agora que você já conhece a diferença entre VR e VA, é hora de descobrir as vantagens de oferecer vale alimentação e vale refeição. Tanto o cartão vale-refeição quanto o vale-alimentação são benefícios que motivam o trabalhador e garantem refeições de qualidade dentro e fora de casa. Com essas vantagens, o funcionário trabalha melhor e se sente valorizado pela empresa, aumentando a produtividade. Além disso, os benefícios de vale alimentação e refeição permitem que o trabalhador consuma produtos que possivelmente não teria condições de adquirir se não fosse pelo benefício.

É possível conceder os dois benefícios?

Com certeza! Os dois são importantes. E, sim, é possível conceder ambos. Muitas empresas concedem os dois benefícios aos funcionários – tanto o vale-refeição quanto o vale alimentação Sodexo, já que eles têm diferentes usos. Para a empresa, inclusive, isso é um diferencial para atrair mais profissionais e deixar os colaboradores ainda mais satisfeitos.

O que está mudando na regulação do vale-alimentação e do vale-refeição?

O Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) está mudando e você pode acompanhar como as alterações da regulamentação vão afetar sua empresa e seus funcionários neste vídeo sobre as principais mudanças do Programa de Alimentação do Trabalhador - PAT. Trata-se de um painel em que executivos da Sodexo explicam de forma simples o que vai mudar no benefício. Não perca!  
 

Quer saber mais sobre o decreto que traz novidades para o PAT? 
Baixe um e-book completo sobre as mudanças na lei dos benefícios.

Saiba mais sobre tipos de benefícios para funcionários, leia também:

Artigo: o que muda com o novo decreto do PAT?