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Gestão de Pessoas

Vai contratar na retomada? Saiba o que fazer!

20/04/22 17:27

As contratações nesse período devem ser feitas com muito planejamento. Confira as nossas dicas!

Vai contratar agora? Dicas para o pós-pandemia

Fazer boas contratações nem sempre é uma tarefa fácil, especialmente para micro e pequenas empresas. É preciso ter estratégia e planejamento, ainda mais em um momento delicado de retomada da economia, após a crise sanitária e econômica provocada pela pandemia. Por isso, nós separamos algumas dicas de especialistas da área de Recursos Humanos para empresários que desejam contratar agora.

Faça uma descrição detalhada do cargo

É preciso que a descrição da vaga e das funções a serem desempenhadas estejam bem claras aos candidatos, evitando erros na seleção. É importante informar as principais atividades do cargo, jornada de trabalho, salário, benefícios e local de trabalho.

Defina o perfil de seleção desejado

Um processo de contratação consome tempo e esforço da equipe de RH, além de despesas com treinamentos e exames admissionais. Por isso, é essencial que a empresa tenha em mente qual é o perfil desejado para a vaga, para que sejam contratados profissionais com características que se encaixam no perfil pessoal e profissional almejado. Isso evita contratações falhas e retrabalho, caso a pessoa contratada não se adapte à função.

Faça um roteiro de entrevista

A entrevista é uma das etapas mais importantes do processo seletivo, é nesta fase que o recrutador conhece mais sobre o candidato e também quando o candidato conhece mais a empresa. É essencial que o recrutador tenha perguntas definidas e segurança para fazer a entrevista. As questões devem ser claras e objetivas, sempre focando nas qualidades desejadas pela empresa.

Também é importante conduzir a entrevista de forma leve, deixando o candidato à vontade. Dê espaço para o profissional apresentar suas habilidades e competências, questione sobre a motivação para desejar aquela vaga. E aproveite para confirmar informações contidas no currículo.

Testes e dinâmicas

Em processos seletivos com vários candidatos, as dinâmicas de grupo são ótimas ferramentas para avaliar o perfil e a conduta dos profissionais de forma descontraída.

Finalização

Depois de todas as etapas finalizadas, é hora de analisar as informações e os resultados dos testes, entrevistas e dinâmicas. É importante que essa etapa seja feita junto com o gestor responsável pela área que oferece a vaga, para que seja alinhado o perfil mais indicado entre os candidatos avaliados.

Benefícios adicionais

Uma forma de atrair e manter bons candidatos na sua empresa é por meio da oferta de benefícios adicionais, como o vale-refeição e o vale-alimentação. São vantagens muito valorizadas no mercado de trabalho, que mantêm os funcionários motivados e satisfeitos com a empresa.

Conheça os benefícios do Refeição Pass e do Alimentação Pass da Sodexo!

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