Faça uma cotação ou ligue para 4004-4946

Filtrar
Gestão de Pessoas

Worklover e Workaholic: Quem é Quem nas Empresas?

13/02/17 13:14

Reduzir a desigualdade social é importante para a melhora dos níveis de qualidade de vida

Em um universo corporativo marcado pelo aumento da exigência por produtividade e a redução das equipes, os profissionais com dedicação acentuada ao trabalho sempre conquistam algum destaque. Porém, embora à primeira vista possa parecer que eles sejam parte de um mesmo grupo, a realidade mostra que há importantes diferenças entre worklovers e workaholics.

A palavra workaholic é uma gíria da língua inglesa usada para designar a pessoa que trabalha demais: o “viciado em trabalho”. O termo entre aspas, que dá um sentido figurado ao vício, perde o sentido quando a pessoa começa a viver somente para o trabalho. Nesse caso, a dependência se torna real. Família, amigos, lazer, descanso e alimentação se tornam elementos secundários. O desequilíbrio na vida do workaholic é perigoso à sua saúde, pois pode gerar males como a depressão, doença que cresce vertiginosamente no mundo todo.

Já o worklover é o amante do trabalho. Ele se entrega inteiramente à profissão sem precisar negligenciar as suas demais atividades. Ele consegue aliar organicamente seus compromissos com sua vida pessoal. A agenda do worklover é organizada; embora o trabalho tenha inquestionável relevância, ele não precisa sufocar seus outros afazeres. Para usar uma metáfora simples, é possível dizer que, enquanto o worklover mantém a chama do trabalho acesa, o workaholic acaba sendo consumido por ela.

Uma forma eficaz de difundir o modo worklover é fazer com que o profissional seja agente ativo da gestão da sua carreira, evitando a intervenção de terceiros. Depois, é necessário saber se seus objetivos estão alinhados aos anseios da organização onde trabalha, para que haja sintonia com a empresa.

Fonte: Revista Vida, Sodexo.

Veja também

Gestão de Pessoas

Comemorar as pequenas conquistas no trabalho é fundamental

06/09/17 12:30

Confira no artigo três métodos comprovadamente eficazes para reconhecer seus colaboradores

EstudosGestão de Pessoas

Qual o valor da cultura da empresa para os colaboradores?

05/09/17 14:21

Trabalhar em um ambiente de trabalho inspirador faz diferença. Pesquisa da Sodexo mostra como os profissionais enxergam a importância da cultura corporativa.