Filtrar
Guia da Carreira

Dicas de amigo para um líder recém-promovido

10/12/19 12:11

2020 chegou com uma promoção? Trouxemos algumas dicas para você ficar atento durante esta transição de cargo

O que você precisa saber para ser um bom líder

Parabéns, o ano novo chegou com a ótima notícia de uma promoção no trabalho. Junto com a alegria de ter o bom trabalho reconhecido pela empresa, vem junto uma insegurança tanto em relação à sua capacidade pessoal como, também, com relação a como seus colegas vão reagir à novidade.

Liderança é um tema que fascina e gera muitos debates. Uns acham que liderar é uma característica nata de algumas pessoas. Também há quem acredite que um líder pode ser desenvolvido durante a carreira profissional com muito treinamento. Independentemente de sua personalidade, você precisa ler essas dicas que um verdadeiro amigo daria para essa nova etapa da sua vida:

1) Cultive a humildade – A arrogância é um pecado capital que pode afetar um novo líder, sobretudo os mais jovens. Saiba que muitos dos seus comandados têm mais tempo de empresa do que você e podem ajuda-lo a desempenhar melhor seu trabalho. Portar-se como o superior vai dificultar sua relação com eles e com todos os outros colaboradores. Todos têm habilidades e competências diferentes – lembre-se disso!

2) Esteja aberto para ser ajudado – Como recém-promovido, é possível que você não esteja habituado a todas as tarefas relacionadas à gestão e necessite da ajuda de outros membros da equipe. Isso não te faz menos capaz para a liderança. Aliás, um bom líder não faz tudo sozinho e sempre está disposto a aprender. Uma lição de humildade: saiba valorizar as habilidades profissionais de cada um para que todos cresçam juntos.

3) Você estará sob os holofotes – As atenções dos seus colegas de trabalho estarão em você. Portanto, ações, falas e comportamento devem ser condizentes com as de um líder, pois agora elas terão mais relevância no grupo. Isso será muito bom para seu desenvolvimento profissional e pessoal.

4) Saiba ouvir – Um bom líder deve saber ouvir tanto sua equipe quanto seus próprios gestores. Sempre há a oportunidade de aprender algo de bom ao escutar o que seus colegas têm a dizer. Gestores que sabem falar e se expressar também sabem abrir espaço para ouvir seus colegas. Isso faz parte do exercício de gestão de pessoas.

5) Mantenha boas relações – Empenhar-se em construir um ambiente de trabalho sadio é importante. Além de cultivar um relacionamento legal com seus colegas, isso funciona como um estímulo para sua equipe alcançar os objetivos.

6) Sinta-se preparado – Assumir um cargo de liderança é uma incumbência que envolve maturidade e conhecimentos específicos. Portanto é preciso preparação. Saber a forma de atuar da empresa, sua área de atuação, política interna, liderados imediatos e tarefas inerentes ao seu cargo. Também é importante estar pronto para lidar com conflitos e solucioná-los.