Filtrar
Guia da Carreira

6 Dicas para um Líder Recém-Promovido

30/01/17 12:11

Conheça alguns pontos em que um líder recém-promovido precisa prestar atenção

Liderança é um tema que fascina e gera muitos debates. Uns acham que liderar é uma característica nata de algumas pessoas; outros entendem que um líder pode ser desenvolvido durante a carreira profissional por meio de atividades de aprendizado, independente da sua personalidade.

Este questionamento fica complexo quando se analisa a situação dos líderes mais jovens. A descrença dos colegas de trabalho, a pouca experiência profissional e a dificuldade em lidar com a pressão dos seus superiores são obstáculos que aparecem logo no início da trajetória dos jovens gestores. Com o passar do tempo, essas dificuldades tendem a diminuir.

 

Mas até chegar lá é preciso muita persistência. Conheça alguns passos que um líder recém-promovido precisa prestar atenção, que dizem respeito à liderança e motivação nas organizações:

1) Cultive a humildade – A arrogância é um pecado capital que afeta bastante os líderes, sobretudo os mais jovens. Saiba que muitos dos seus comandados têm mais tempo de empresa do que você. Portar-se como o superior vai dificultar sua relação com eles e com todos os outros colaboradores. Todos têm habilidades e competências diferentes – lembre-se disso!

2) Esteja aberto para ser ajudado – Como recém-promovido, é possível que você não esteja habituado a todas as tarefas relacionadas à gestão e necessite da ajuda de outros funcionários. Isso não te faz menos capaz para a liderança. Aliás, um bom líder não faz tudo sozinho e sempre está disposto a aprender. Uma lição de humildade (tópico já mencionado acima): saiba valorizar as habilidades profissionais de cada um.

3) Você estará sob os holofotes – As atenções dos seus colegas de trabalho estarão em você. Portanto, ações, falas e comportamento devem ser condizentes com as de um líder, pois agora elas terão mais relevância perante o grupo. Isso será muito bom para seu desenvolvimento profissional e pessoal.

4) Saiba ouvir – Um bom líder deve saber ouvir tanto sua equipe quanto seus próprios gestores. Sempre há a oportunidade de adquirir algo de bom ao escutar o que seus colegas têm a dizer. Gestores que sabem falar e se expressar também sabem abrir espaço para ouvir seus colegas. Isso faz parte de uma boa gestão de pessoas.

 

5) Mantenha boas relações – Empenhar-se em construir um ambiente de trabalho sadio é importante. Além de cultivar um relacionamento legal com seus colegas, isso funciona como um estímulo para sua equipe alcançar os objetivos.

6) Sinta-se preparado – Assumir um cargo de gerência é uma incumbência que envolve maturidade e conhecimentos específicos. Portanto é preciso preparação. Saber a forma de atuar da empresa, sua área de atuação, política interna, liderados imediatos e tarefas inerentes ao seu cargo. Também é importante estar pronto para lidar com conflitos e solucioná-los.

Veja também

A primeira impressão é o que fica. Aprenda a se apresentar profissionalmente
Guia da Carreira

Responda rápido: o que você faz?

14/12/18 15:41

A forma como você descreve o seu trabalho pode mudar totalmente o rumo de uma entrevista ou de uma apresentação formal. Aprenda uma técnica para falar bem de você mesmo.

Empresas que têm programas de bem-estar podem reter talentos
Gestão de Pessoas

Precisa reter talentos? Invista em bem-estar!

14/12/18 09:16

Manter seus melhores profissionais na empresa é um grande desafio, mas você não está sozinho. Leia no artigo boas práticas para diminuir o turnover.