Filtrar
Guia da Carreira

Técnicas para ter resiliência no trabalho

02/10/19 09:00

Superar problemas de forma positiva é algo que pode fazer a diferença na sua carreira profissional. Aprenda a ser resiliente.

 

Como ter resiliência no trabalho

O dicionário explica: resiliência é a capacidade física de um corpo voltar à sua forma normal depois de um grande impacto. Mas o que é resiliência no trabalho? Resiliência no trabalho pode significar a capacidade de superar adversidades e, se você se empenhar, até tirar algo positivo para situações futuras.

Confira, a seguir, algumas dicas de como ter resiliência no trabalho:

Desenvolva suas próprias virtudes

Segundo a Sociedade Brasileira de Resiliência, profissionais podem cultivar características positivas de sua personalidade - as virtudes - para chegar ao estado de resiliência que ajudará a enfrentar os problemas de forma mais inteligente. Seguem alguns exemplos:

  • Criatividade e curiosidade sobre o novo;
  • Ter a mente aberta;
  • Autocontrole para agir de forma equilibrada;
  • Bom humor
  •  

Inteligência emocional já!

Ao tratar desse assunto, o especialista em coaching José Roberto Marques diz que o mais importante para alcançar a resiliência no trabalho é desenvolver sua inteligência emocional. Isso vai te tornar um profissional mais eficiente, mesmo em momentos de dificuldade.

Controlar a impulsividade em discussões ou na resposta de um e-mail do qual você não gostou podem ser um bom exercício. Respire fundo, jogue uma água no rosto e, se possível, espere um tempo para escrever a resposta... são táticas simples que podem fazer uma grande diferença.

Seja flexível.

 

Os problemas existem, nem todos os seus colegas atuam da forma como você gostaria, os prazos são impossíveis e a cobrança por resultados nunca para, mas você pode lidar com isso vendo uma oportunidade de aprendizado em cada obstáculo. Com a mente aberta, você poderá refletir sobre a situação que está vivendo e, até, trazer uma solução inusitada ao pensar fora da caixa. Isso também é demonstrar resiliência no mercado de trabalho.

 

Autoconhecimento é tudo.

 

Uma reflexão profunda sobre seu momento profissional, o local e a equipe de trabalho e seus desejos - e receios - com relação ao seu futuro ajuda você a entender quais são os gatilhos que o fazem perder o controle. Ricardo Piovan, especialista em desenvolvimento profissional e empreendedorismo, desenvolveu um teste gratuito de resiliência, que pode ser o primeiro passo para você iniciar sua jornada em direção à como ter resiliência no trabalho.

 

Leia também:

Como ter paciência com quem te faz...ficar impaciente

Não sabote sua carreira por excessos de comportamento

Cuidado: suas atitudes podem prejudicar você no trabalho