Filtrar
Guia da Carreira

Autoconhecimento, empreendedorismo e vida profissional

24/11/20 11:29

A jornada em busca da felicidade requer mais do que disciplina e bons resultados no trabalho. O autoconhecimento é uma das peças-chave!

invista no autoconhecimento para planejar seu futuro

Estudar o que gosta e trabalhar com o que ama têm tudo a ver com a busca incessante pela felicidade. Mas nem sempre conseguimos seguir esse caminho. Afinal, muitas vezes, sequer sabemos o que queremos, não é mesmo? Na maioria das vezes, descobrimos nossa vocação após descobrimos o conceito de autoconhecimento.

 

Por isso, antes de buscar uma mudança no campo profissional ou empreender, deixando o desenvolvimento pessoal de lado, é preciso entender que essas duas facetas são indissociáveis. Ou seja, a vida pessoal interfere no desenvolvimento profissional e o contrário também ocorre.

 

Nos últimos anos, um campo da psicologia vem sendo bastante destacado: o da psicologia positiva. Ou, simplificando, os estudos sobre felicidade e desenvolvimento intrapessoal.

 

A importante relação entre empresas e colaboradores

 

A felicidade passou a ter um papel tão importante que muitas empresas começaram a incentivar a qualidade de vida em seus colaboradores, oferecendo benefícios que ajudam a cuidar da saúde mental deles.

 

Grandes empresas já possuem até marcadores de felicidade para seus funcionários, pois sabem que essa característica está diretamente relacionada à produtividade e ao sucesso profissional.

 

O ambiente de trabalho e os resultados da empresa

 

Ao colaborador cabe se aperfeiçoar e encontrar suas maiores aptidões. Além disso, é preciso focar nos pontos fortes, aperfeiçoando-se sempre.

 

Como encontrar o seu propósito?

 

Conhecer-se a fundo é fundamental neste processo. Pode ser que sua vocação seja empreender; outras vezes, que seja trabalhar para uma empresa que te complete e faça sentido para você. De todas as formas, o autoconhecimento traz para si a responsabilidade pelas escolhas e pela busca da felicidade.

 

Se você se encontrar no empreendedorismo, notará características como imaginação, determinação, organização e capacidade de liderança em seu perfil, embora essas características também podem estar presentes mesmo que você opte por não ter um negócio próprio.

 

A fórmula da felicidade

 

A busca pela felicidade é tão grande e está tão em pauta, que a ciência descobriu, inclusive, sua “fórmula”. Ela seria formada 50% pela genética do indivíduo, 10% pelas circunstâncias e escolhas da vida e 40% pelo comportamento intencional, que é a ocupação principal da psicologia positiva e onde as pessoas devem focar seus esforços.

 

Como conseguir autoconhecimento?

 

Autoconhecimento vem com autoestudo. Práticas como meditação, yoga e diversos tipos de terapias levarão você a esse caminho. O autoconhecimento trará melhoras para seus relacionamentos, inclusive, profissionais, ganho de segurança, produtividade e melhora na tomada de decisões.

 

Lembre-se: a felicidade está em viver o agora. Em abandonar o “piloto automático” e esquecer o passado e o futuro. Pensar no que passou ou no que virá só traz ansiedade e aumenta a pressão do dia a dia. Já viver o presente traz a contextualização necessária para identificar quais são os problemas e como resolvê-los. Com isso é possível alcançar a felicidade plena, realizando-se pessoal e profissionalmente.

 

Leia mais

 

Como a meditação pode te ajudar

 

Ganhe resiliência no ambiente profissional