Filtrar
Guia da Carreira

Como administrar o estresse no home office

16/04/20 17:52

Trabalhar de casa tem vários desafios. Felizmente, existem maneiras de administrar o estresse no home office. Confira:

 

Como administrar o stress de trabalhar de casa

 

O trabalho remoto é uma realidade há algum tempo para muitos profissionais, que já sabem como fazer da casa o escritório perfeito. Entretanto, para uma boa parte dos trabalhadores, esse período de recesso devido à pandemia de coronavírus está sendo o primeiro contato com a experiência, que traz diferentes sensações: ao mesmo tempo em que alivia o cansaço de pegar trânsito e proporciona liberdade de horários, requer mais disciplina e força de vontade.

E ainda há adversidades para pais e mães que trabalham, por exemplo, como lidar com os filhos que também estão em casa, como criar uma rotina nova de uma hora para a outra ou ainda como administrar o estresse no home office?

À procura dessas respostas? Algumas dicas podem facilitar seu dia a dia:

Estabelecendo uma rotina

Mantenha um horário fixo para acordar, ajudando o corpo a seguir no ritmo anterior. Tome um café caprichado, analise todas as tarefas profissionais que devem ser feitas ao longo do dia e só então comece a trabalhar. Tenha um horário estipulado para parar de trabalhar. Chegar a este horário com a lista completa, ou ao menos com boa parte dos itens cumpridos, vai ajudar na motivação e manutenção da rotina.

Reserve um tempo no seu dia para atividades que não sejam relacionadas à vida profissional, como fazer uma atividade física ou praticar meditação. Isso ajudará a administrar o estresse no home office durante a quarentena.

Imponha limites

Administrar o estresse no home office tem muito a ver com organizar-se bem. Se você não impuser limites, ficará fácil perder o controle e avançar noite adentro em tarefas profissionais. Além do horário para pausar o trabalho, determine um horário para parar de responder mensagens do WhatsApp profissional. Lembre-se que a criação de hábitos ruins agora pode se estender para quando a quarentena acabar.

Mantenha contato com os amigos e colegas de trabalho

Comunique-se com seus colegas de trabalho e com amigos. O home office pode ser muito mais leve se você mantiver suas amizades próximas. Utilize os aplicativos para chamadas de vídeo, como WhatsApp, Facetime, Hangouts, Skype e Zoom para continuar convivendo em sociedade e administrar o estresse do home office.

Separe um espaço para o trabalho

Ter um espaço destinado ao home office fará toda a diferença tanto na produtividade como em seu ânimo para as tarefas. Evite trabalhar na cama ou no sofá. Mantenha seu notebook em um cantinho isolado com uma mesa e cadeira ajustadas para você. Assim, você também garante maior conforto para sua coluna.

Saiba mais sobre como manter a postura física no home office

Programação para crianças

Mesmo com filhos em casa é possível administrar o estresse do home office. Se a escola já oferece aulas online, é preciso separar um espaço para o estudo e um notebook/computador ou tablet para que os pequenos acompanhem as aulas.

Se a escola ainda não está oferecendo aulas virtuais, você poderá criar uma agenda diária para os filhos, com atividades e pausas para refeições, até o fim do seu “horário comercial”.

*Este conteúdo foi produzido em parceria com a Optum

Saiba mais

Como você cuida do seu tempo?

Especial Coronavírus – baixe o e-book e fique por dentro