Filtrar
Guia da Carreira

Como controlar a ansiedade no trabalho em 5 passos

08/05/17 11:58

Dicas para superar essa situação destrutiva para a carreira

O brasileiro é um dos profissionais mais ansiosos e estressados do mundo. O excesso de trabalho e a falta de reconhecimento são as principais causas para o profissional ficar à beira de um ataque de nervos. Nos EUA, os gerentes de nível médio são os que mais sofrem com a depressão e a ansiedade, segundo estudo da Universidade de Columbia. A cobrança da diretoria e dos funcionários influi para que esses gerentes fiquem espremidos em uma espiral de pressões.

Trabalhar melhor coletivamente e reestruturar as funções de trabalho são as soluções ideais e de longo prazo. Enquanto isso não acontece, conheça cinco passos para superar essa situação destrutiva para a carreira:

Esvaziar seu pensamento negativo – Exercite sua criatividade de uma forma diferente. Repita para si mesmo suas preocupações e tente imaginar seus desdobramentos da forma mais absurda possível. Assim, o som das suas palavras esvaziará o sentido dos seus medos.

Escrever seus pensamentos – Anote as situações que te afligem. Rivalidade no trabalho, frustração por não atingir uma meta ou a perda de um prazo importante. “Ver” seus medos de frente é uma forma de analisá-los e refletir se merecem mesmo deixar você angustiado.

Reservar um tempo para você – Você tem um tempo para reuniões ou para responder e-mails, certo? Por que não arrumar um espaço na agenda para limpar sua mente? Desta forma, você terá uma oportunidade de se conhecer melhor, distinguindo alarmes falsos de ansiedade e conhecendo seu real nível de inteligência emocional. Assim, você estará mais preparado para enfrentar os problemas profissionais. Contar como se sente a um amigo ou pedir conselhos também é uma boa alternativa.

Adotar um bom exercício de respiração – Exercícios de respiração são benéficos para relaxar e desvia o foco dos pensamentos que geram a ansiedade. Inspire e conte até três; segure o ar e conte até três; expire lentamente e conte até três; após expirar, mantenha-se sem ar e conte novamente até três. Ouvir uma música que te alegra enquanto se recorda das coisas boas que conquistou também é bem reconfortante.

Começar a se exercitar – Se ainda não começou, chegou a hora de você praticar um esporte. Pode ser um que você goste ou uma nova modalidade esportiva. O exercício físico vai te acalmar. Procure fazer uma atividade que vai te deixar mais animado também!

Veja também

Seu funcionário poderá escolher o que consumir no Natal com o crédito extra no vale alimentação
Gestão de Pessoas

No Natal, ofereça crédito extra no vale alimentação

19/11/18 17:15

Mais conveniência, impossível! Substitua a cesta física de Natal por um valor adicional no cartão alimentação do seu colaborador

Como apoiar profissionais que são pais e mães
Gestão de Pessoas

Como apoiar profissionais com filhos

13/11/18 17:50

A vida de pais e mães que trabalham é um verdadeiro malabarismo. Para reter esses talentos e manter a produtividade da equipe, aposte em benefícios e programas de bem-estar.