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Guia da Carreira

Como evitar que os efeitos da pandemia prejudiquem sua produtividade?

09/08/21 07:47

Confira sete dicas que vão melhorar a qualidade do seu dia do trabalho e proteger sua saúde mental

 

Cuide da sua saúde mental e melhore a produtividade

 

Formada em psicologia, Mônica Torquato, gerente de Treinamento, Desenvolvimento, Recrutamento e Seleção da Sodexo Benefícios e Incentivos, tem acompanhado de perto os efeitos da pandemia nos profissionais e qual o papel das empresas para apoiá-los. A seguir, reunimos algumas sugestões para que a fadiga pandêmica não afete nossa produtividade ou prejudique nossa saúde mental:

 

1 - Aceite o sofrimento causado pela pandemia: “Estamos todos passando por isso, portanto não devemos minimizar o sentimento”, explica Mônica. O primeiro passo é aceitar a situação e saber que o sentimento é real.

 

2 – Respeite o horário de almoço: “Temos que parar tudo em nossa hora do almoço e ter refeições saudáveis”, diz ela. Se for preciso, “bloqueie a agenda para garantir isso.”

 

3 – Tome as rédeas da sua agenda: esta é uma dica especial para quem está em home office. Considere reservar horário na sua própria agenda para fazer algumas tarefas. “Na minha agenda, o período da tarde de sexta-feira é um desses horários bloqueados. É o momento em que, por exemplo, leio artigos que são essenciais para meu trabalho”.

 

4 – Mexa-se: corpo e mente não são entidades separadas. Por isso, praticar atividade física também é importante para o seu bem-estar. “Movimentar o corpo ativa seu organismo para a produção de hormônios que dão sensação de prazer e bem-estar”, diz Mônica

 

5 – Não deixe de tomar Sol: Mônica recomenda a exposição ao Sol como sua dose diária de vitamina D. Muito ocupado? Abra a cortina, vá para a varanda ou o quintal, desça para alguma área aberta de seu prédio ou caminhe na rua.

 

6 – Aprenda a dizer não: “Aprenda a negociar prazos de entrega, fale alguns nãos. Tudo é importante, mas o que é de fato essencial? O combinado não sai caro, nunca”, sugere Mônica, lembrando que precisamos reconhecer nossos próprios limites.

 

7 – Encontre algo que dê prazer: o que você gosta de fazer quando não está trabalhando? Pode ser assistir a uma série na TV, ler, ouvir música, fazer tricô, mexer nas plantas, brincar com o cachorro ou com os filhos, fazer um happy hour online com os amigos... o que importa é ficar feliz.

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