Como manter o ritmo nos dias frios de inverno?

Como manter o pique no inverno?

29 Junho 2023

O friozinho está fazendo você perder a motivação? Tenha mais energia e ânimo com essas dicas.

Saiba como manter o pique no inverno

Mesmo que o inverno no Brasil seja menos rígido do que em países de clima mais frio, manter o ritmo de ir e voltar do trabalho – assim como a rotina de exercícios no frio – é um grande desafio. Seguem algumas dicas para ter mais disposição (e menos preguiça no frio) e não deixar as baixas temperaturas levarem sua motivação embora. Vamos começar?

  • Além de ser mais fácil dormir quando está frio, uma boa noite de sono vai deixar você mais disposto e produtivo. Estar mais disposto e desperto é fundamental para você ter um desempenho melhor no trabalho. Estudos mostram que a má qualidade do sono dos colaboradores chega a interferir nos resultados de uma empresa, por isso, hoje, iniciativas que cuidam da saúde mental dos trabalhadores estão na pauta dos RHs. 
     
  • Parece estranho, mas outra dica para manter o pique no inverno é sair, ficar ao ar livre. Pode ser uma caminhada até o restaurante na hora do almoço, deixar o carro em casa e fazer a pé o que for possível perto de casa ou do trabalho. Fazer exercício no frio, ou respirar ar fresco, é como reinicializar seu sistema interno, trazendo mais ânimo para continuar o dia. 
     
  • O frio é um convite para comer todo o tipo de alimento gorduroso e com muito carboidrato e proteína. Como um urso que vai hibernar, o corpo pede mais comida no frio, porque acha que vai precisar de uma camada de gordura para se aquecer. Temos casacos! Alimente-se de forma saudável a cada três horas e, se preciso, consulte um nutricionista para aprender como manter longe a vontade de doces
     
  • Fazer exercício no frio é difícil, mas como diz o personal trainer Marcio Lui: “Lembre-se de que o seu corpo do verão é construído no inverno”. Ou seja, se a ideia é chegar bem no verão, você vai ter que treinar no frio, sim.


Frio dá preguiça? Leia mais sobre como abrir a mente para ter mais produtividade e tempo para focar no que importa:

O equilíbrio entre vida pessoal e profissional é possível? Veja neste e-book gratuito.

Infográfico: Saiba como fazer a gestão do tempo no trabalho e ter tempo para você

Mitos e verdades sobre produtividade