Filtrar
Guia da Carreira

Dicas para trabalhar no verão

12/01/21 10:13

Trabalhar em um ambiente agradável – e de temperatura amena – aumenta a sua produtividade

Qualidade de vida para trabalhar no verão

Passar calor durante o trabalho pode refletir na sua produtividade. No escritório, em casa ou na rua, a transpiração provocada pelo calor excessivo deixa as pessoas impacientes, estressadas e com menos disposição. Felizmente, existem formas de amenizar os sintomas provocados pelo calor e trabalhar de forma mais tranquila na estação mais quente do ano.

Confira, a seguir, como trabalhar no verão sem passar sufoco:

Roupas leves fazem a diferença

As cores mais escuras absorvem mais a luz (e o calor), enquanto cores mais claras refletem-na. Que tal levar esse conhecimento para as roupas que você utiliza durante o trabalho no verão?

A escolha do tecido também faz diferença. Tecidos leves, como o algodão, são ótimos para essa estação. As mulheres podem usar vestidos e outras roupas mais soltas, enquanto as bermudas podem ser a escolha dos homens no home office.

Cuidados com o sol

Quem trabalha na rua deve ter muito cuidado com a exposição ao sol, sobretudo entre 10h e 16h, horários em que o calor é ainda maior. A exposição direta ao sol pode aumentar os riscos de câncer de pele e ainda causar casos de desidratação. Óculos de sol, protetor solar e boné ou chapéu ajudam na proteção de quem trabalha na rua.

Alimentação saudável e hidratação

Você sabia que, para equilibrar a temperatura interna, o corpo humano gasta mais energia em dias mais quentes? Então, o ideal é se alimentar a cada 3 horas ou sempre que sentir fome – que tal levar uma fruta para o lanche da tarde no trabalho? Além de serem saudáveis, as frutas possuem bastante água, o que ajuda na hidratação nesse calor, ideais para trabalhar no verão sem passar mal.

Ande sempre com uma garrafinha de água e hidrate-se com frequência, antes mesmo de sentir a boca seca.

No almoço, dê preferência a uma alimentação mais leve e livre de carnes nos dias mais quentes, pois isso trará mais disposição para o período da tarde.

Como adotar a segunda sem carne?

5 dicas para eliminar a carne do cardápio

 

Cuidados com o ambiente

Muita gente não sabe, mas a temperatura dos ambientes internos no trabalho é regulamentada pelo próprio Ministério do Trabalho e Emprego e, para o bem-estar de todos os funcionários, deve ficar entre 20°C e 24°C.

Se você sente olhos e nariz secos, invista em um umidificadores – muitos funcionam via USB e você pode conectar no seu próprio computador.

 

Mais disposição!

Para ter mais disposição durante o verão, mude sua rotina:

- No café da manhã, prepare um suco detox, com couve, suco de laranja, gengibre e hortelã. É uma maneira refrescante e saudável de começar o dia e aguentar o trabalho no verão;

- Alongue-se durante o trabalho. Ao passar a maior parte do tempo sentado, as dores nas costas e problemas posturais aparecem. Alguns minutos de alongamento no meio do expediente são ótimos;

- Aproveite os dias mais longos, escurecendo mais tarde, e exercite-se após o trabalho. Uma caminhada no parque, corrida ou passeio de bicicleta aumentam sua disposição, diminuem o estresse e o deixam com a mente limpa para dar sequência à rotina da semana.

 

Leia também:

Como está sua postura?

Aprenda a equilibrar o trabalho com a vida pessoal