Faça uma cotação ou ligue para 4004-4946

Filtrar
Guia da Carreira

Pense, Planeje e Voe

01/03/17 12:12

Precisamos fazer uma reflexão e encontrar o sentido de nossas ações. Qual rumo nós queremos dar às nossas vidas?

 

O futuro é um grande mistério. Um tempo que pode nos amedrontar, até certo ponto. Em momentos assim, precisamos fazer uma reflexão e encontrar o sentido de nossas ações. Qual rumo nós queremos dar às nossas vidas?

Isso é natural, pois a carreira profissional é uma gangorra repleta de situações oscilantes. E é nos períodos de baixa que podemos fazer um balanço de nossas escolhas, saber onde estamos e traçar os próximos objetivos específicos. Assim, é possível projetar quais etapas devemos percorrer para alcançar as nossas metas. Não estamos falando sobre idade ou classe social, o momento de crise existencial chegará a alguma hora. Queiramos ou não.

Para que esse período seja saudável para você e não venha carregado de negatividade excessiva, o comportamento e as escolhas feitas no passado serão determinantes. Se sua carreira profissional foi marcada por situações não planejadas, será mais complicado de descobrir a razão da crise e, mais importante, como amenizá-la com metas de vida.

Falando em amenidades, buscar aprender e fazer coisas novas como um paralelo a sua vida profissional pode ser um excelente ideia para você se distrair dos problemas que cercam momentaneamente sua carreira. Praticar um hobby ou ler sobre outras áreas de trabalho vai te dar novas perspectivas e te dará uma nova visão de mundo como profissional. Experimentar o diferente sempre é uma situação enriquecedora, pois faz você sair da zona de conforto.

Geralmente, as pessoas que exercem posições cômodas de trabalho são as que passam por mais períodos de crise existencial dentro da trajetória profissional. Mas quem precisa sustentar a família também não está livre dessa tensão. Ainda que seja difícil se desvincular da profissão, as pessoas desse segundo grupo igualmente devem pensar em alternativas para aplacar este momento. A pior opção é ficar sem fazer nada.

A crise na carreira chega para todo mundo. Você não será o primeiro, muito menos o último. Porém, como dito antes, as escolhas feitas anteriormente é que determinarão a intensidade dos seus conflitos internos. Portanto, estabelecer bem os passos dados no presente vai te deixar mais consciente quanto à construção de uma trajetória de trabalho mais equilibrada.

 

 

Veja também

Como ter mais longevidade na carreira
Guia da Carreira

Por quanto tempo você pretende trabalhar?

13/12/17 11:26

Você sabia que pode aumentar a longevidade de sua carreira? Suas habilidades são fonte de riqueza para manter sua vida profissional por mais tempo. Leia no artigo.

Guia da Carreira

Não deixe para depois: dicas contra a procrastinação

16/11/17 13:36

Adiar compromissos e entregas por preguiça ou falta de vontade de enfrentar o problema não vai ajudar você a crescer profissionalmente. Veja dicas aqui.