Filtrar
Guia da Carreira

Quer ser mais criativo? Dicas aqui!

27/12/19 14:05

A criatividade faz parte da natureza do ser humano e foi o que fez nossa espécie evoluir. Saiba como treinar a sua.

Criatividade em quatro lições

Criatividade não é "coisa de gênio". A capacidade de encontrar novas formas de resolver velhos problemas é algo que tem mantido nossa espécie viva há milhares de anos. Está precisando fazer as pazes com seu lado criativo? Confira algumas dicas a seguir:

Abra espaço em sua mente: segundo a especialista Dede Henley, a rotina atribulada faz com que sua mente tente sempre buscar o caminho já conhecido  que, talvez, não seja o mais interessante ou que traga o melhor resultado. Faça um exercício de gestão do seu tempo para ser mais eficiente no dia a dia e deixe sua mente dar oportunidade para inspiração e criatividade.

Tire o “não” da frente: o ator Marcio Ballas é especialista em improviso e traz um insight muito poderoso, ao dizer que todos nós somos muito criativos quando crianças, mas vamos nos adequando a padrões sociais que empurram nossa criatividade para longe. Que tal começar a dizer “sim” para as novas ideias que surgirem e usar sua experiência para coloca-las em prática?

Saia da rotina: se a criatividade tem relação direta com aceitar o novo e sair da conhecida zona de conforto, fazer coisas diferentes vai ajudar você a pensar diferentes. O blog Hypeness sugere: assista filmes que nunca veria, aprenda a cozinhar algo novo, visite um novo parque... tudo a favor de uma mente inovadora.

Leia mais sobre criatividade e inovação:

Sodexo promove ciclo de palestras para promover pensamento criativo e inovador

Como as empresas podem incentivar a cultura inovação