A pandemia do novo coronavírus trouxe o home office como rotina para muitas empresas. Quem pode, está trabalhando de casa. Porém, a prática também escancarou os efeitos do excesso de trabalho – mostrou que períodos de descanso, como férias, são essenciais à saúde física e mental.
As férias devem ser vistas como uma oportunidade para descansar, reduzir o estresse e voltar com tudo. Desligar-se da empresa oportuniza voltar com novos ânimos, mais produtivo e criativo.
E a fuga da rotina pode ser boa para os negócios. As empresas que já se atentaram a isso e incentivam as férias estão colhendo os frutos: funcionários mais dispostos, produtivos e felizes após o descanso.
Excesso de trabalho pode desencadear doenças
O período de férias serve para descansar de verdade, ficar longe do trabalho. É preciso se desligar da empresa. Isso tem sido difícil em tempos de pandemia, quando muitas pessoas já estão em casa, trabalhando.
O equilíbrio entre vida pessoal e vida profissional é vital para a boa saúde dos funcionários e da empresa. O estresse provocado pelo trabalho em excesso pode desencadear algumas doenças ou distúrbios, como a Síndrome de Burnout, também conhecida como síndrome do esgotamento profissional. Ela tem como sintomas a exaustão e o estresse crônico e o tratamento psicológico é fundamental após diagnóstico.
Tirar férias contribui para a boa saúde mental
É comum também o ambiente de trabalho ser competitivo, fazendo com que os profissionais tenham receito de tirar férias por tempo prolongado.
Segundo dados da International Stress Management Association-Brasil (Isma-BR), o medo de férias tem aumentado. Uma pesquisa realizada com 678 profissionais, mostrou que 38% admitiram ter medo de grandes pausas, como férias de 30 dias seguidos.
Mas pesquisas mostram também que tirar férias ajuda a controlar a ansiedade e combater a depressão. É um período necessário e que deve ser estimulado, sempre!
O exemplo vem de cima
Todos precisam de férias – e pessoas em cargos com maior responsabilidade não são exceção. É muito importante que gestores e chefes entendam que os dias de descanso são fundamentais para a saúde e deem o exemplo às suas equipes.
Com planejamento, se ausentar é perfeitamente possível. Basta entender o fluxo da empresa e definir em quais períodos sua presença é menos necessária. Depois disso, delegam-se tarefas às equipes.
O exemplo precisa vir dos líderes. Quando os chefes não tiram férias, os funcionários se sentem impelidos a também trabalharem cada vez mais, sem descanso. É preciso que o descanso faça parte da cultura da empresa. Valorizar isso é impulsionar a produtividade de toda a equipe.
A ansiedade apertou? Conte com o Apoio Pass da Sodexo, serviço de consultoria psicológica gratuito!
Veja mais
Dicas de produtividade para você trabalhar melhor
O ambiente de trabalho e os resultados da empresa