Filtrar
Sodexo Club

Mitos e verdades: Alimentação em tempos de Covid-19

22/09/21 17:24

A pandemia do coronavírus trouxe à tona uma série de afirmações sobre alimentação que, nem sempre, são verdade. Confira no artigo.

 

Mitos e verdades sobre alimentação para imunidade

 

É um fato de que devemos buscar uma alimentação saudável, com ou sem pandemia, afinal de contas, uma alimentação balanceada garante uma qualidade de vida melhor em qualquer situação. 

No entanto,  quando você faz uma busca rápida na internet, encontra mitos (ou fake news) e verdades quando relacionamos alimentação e Covid-19.  Vamos lá!

 

Existem alimentos que podem prevenir ou combater o COVID-19.

 

Mito. Não existem comprovações científicas sérias sobre superalimentos, supernutrientes, dietas específicas, shots fortalecedores, sucos ou sopas capazes de prevenir ou combater o coronavírus de forma efetiva. Uma alimentação saudável rica em nutrientes, fortalece o sistema imunológico, diminuindo as chances de complicações no tratamento contra a infecção viral, como a Covid-19. 

 

Durante a pandemia devemos ter cuidado com a “fome emocional”.

 

Verdadeiro. A chamada “fome emocional” geralmente surge quando queremos uma recompensa que amenize um sentimento, especialmente sensações aversivas, como ler ou assistir noticiários sobre os dados de casos confirmados e óbitos na pandemia de COVID-19 no Brasil, por exemplo. A “fome emocional” normalmente é relacionada a alimentos gordurosos e cheios de açúcar, pois trazem consigo a vaga sensação de prazer ao comê-los. 

 

É algo que deve se tomar muito cuidado, pois é um hábito prejudicial à saúde, relacionado ao ganho excessivo de peso e surgimento de doenças crônicas, como a obesidade. 

 

Tomar vitamina C em grandes quantidades ajuda na imunidade.

 

Mito. A vitamina C é essencial para o nosso organismo e tem efeito antioxidante comprovado, auxiliando na imunidade. No entanto, quando ingerimos em grandes quantidades, o excesso é eliminado pela urina, pois essa vitamina é hidrossolúvel. Além disso, a ingestão excessiva pode aumentar o risco de cálculo urinário, as famosas pedras nos rins. 

 

Também é  importante lembrar que é possível alcançar a necessidade desta vitamina por meio da alimentação.

 

Pessoas com doenças crônicas, principalmente obesidade, têm maiores chances de terem complicações no enfrentamento da Covid-19.

 

Verdadeiro. As chances de contaminação pelo vírus da Covid-19 são as mesmas, porém, pessoas diagnosticadas com doenças crônicas podem, sim, apresentar complicações médicas no tratamento contra a Covid-19. 

 

O fato de estarmos em casa, em home office, possibilita mais tempo para cozinhar.

 

Mito. Trabalhar em casa não significa ter mais tempo para cozinhar. Existem outros afazeres a serem cumpridos no dia a dia, além, é claro, das atividades profissionais remotamente. Tudo precisa ser bem organizado, inclusive as refeições, ou seja, planeje-se para ter uma alimentação saudável todos os dias. 

 

A alimentação do brasileiro melhorou nesse período de pandemia. 

 

Depende. Existem pesquisas que apontam melhorias na alimentação durante a pandemia de Covid-19 no Brasil, no entanto, sabemos que a pandemia influenciou em vários aspectos da nossa sociedade, inclusive no índice de desigualdade social. Por essa razão é relativo afirmar que a alimentação da população brasileira teve melhorias significativas dentro deste cenário pandêmico.

 

Fontes:

Guia para uma Alimentação Saudável em Tempos de COVID-19 (Asbran)

Coronavírus melhorou ou piorou a alimentação? Depende do seu grupo social

 

Conteúdo produzido pelo Programa Viver Bem, o Programa de Saúde, Bem-estar e Qualidade de Vida da Sodexo Benefícios e Incentivos, que tem como objetivo promover um estilo de vida saudável a todos os públicos, apoiar ações de educação alimentar e qualidade de vida, além de melhorar a situação nutricional dos trabalhadores brasileiros no ambiente de trabalho - e fora dele.

Leia mais sobre como aumentar sua imunidade:

 

Nutricionista explica relação entre alimentos e imunidade

Vídeo: como manter a boa alimentação na pandemia?