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Mitos e Verdades: alimentação saudável e atividade física

25/10/21 16:37

Quer ter mais qualidade de vida? Então saiba o que é verdadeiro ou falso quando se fala de comida e exercícios

Para atingir uma qualidade de vida melhor, é fato que deve existir um “casamento” entre uma alimentação saudável e a prática de exercícios físicos regularmente. Atividade física e alimentação saudável sempre estarão interligadas!



O nosso corpo pede isso para que possamos Viver Bem, com saúde e bem-estar. Porém, ao relacionarmos esses dois assuntos, surgem muitas questões duvidosas e que precisam ser solucionadas. Está esperando o quê? Vamos lá!

Existem alimentos que queimam gordura.

Mito.
Segundo estudos, existem os chamados termogênicos, que, quando associados à prática regular de exercícios físicos e à alimentação balanceada, podem auxiliar no funcionamento do metabolismo e na queima de gorduras, como é o caso da pimenta, do gengibre, da canela e do café. No entanto, não existe um alimento “mágico” associado diretamente à queima de gordura. A alimentação saudável diária é importante para isso.



Devo consumir bebidas isotônicas somente em exercícios físicos intensos.

Verdadeiro.
As bebidas isotônicas, normalmente consumidas durante o exercício físico, têm como objetivo, além de hidratar, repor substâncias que foram perdidas através do suor. Caso a pessoa consuma o isotônico em excesso sem necessidade, ele pode ser prejudicial à saúde. O potássio em demasia, por exemplo, atrapalha os diuréticos e os remédios para o coração tomados por quem sofre de hipertensão.

Consumir carboidrato à noite engorda.

Mito.
O que leva ao aumento de peso é ingerir mais calorias do que o corpo gasta, ou seja, se comer as porções de alimentos certas no café da manhã, no almoço e no lanche, os carboidratos no jantar não vão fazer você engordar. Tudo é uma questão de equilíbrio e planejamento. Para não errar, vale a pena ler dicas de alimentação saudável e conhecer a importância da atividade física para a vida.



Posso comer ovo sem me preocupar com o colesterol.

Verdadeiro.
O ovo fornece, sim, colesterol – concentrado na gema. No entanto, hoje sabemos que só um terço do colesterol ingerido na comida é absorvido pelo organismo.

Posso ter resultados nos meus treinos sem precisar de suplementação.

Verdadeiro.
Os suplementos têm como objetivo oferecer nutrientes caso as necessidades não consigam ser adquiridas através da alimentação, ou seja, se sua alimentação atende a toda a necessidade nutricional de seu corpo para atingir seu objetivo, não é necessário o uso de suplementação. Importante: não tome suplementos sem orientação profissional. E a alimentação saudável diária continua sendo importante!



O meu personal trainer pode me prescrever o uso de suplementos.

Mito.
O profissional de educação física não deve prescrever suplementos. Para isso, procure um nutricionista, que irá avaliar se há ou não a necessidade de suplementação de acordo com seus hábitos alimentares, objetivos e condições de saúde.
 
Atividade física em excesso faz mal.

Verdadeiro. O famoso “tudo em excesso faz mal” ganhou mais uma vez. Exagerar nos exercícios físicos pode prejudicar o funcionamento do corpo e causar lesões, além de diminuir o desempenho e os resultados físicos, como é o caso do overtraining – caracterizado pela perda da performance decorrente de um treinamento excessivo e prolongado, seja por volume ou intensidade muito elevados e/ou recuperação inadequada.

Este conteúdo foi produzido pelo Programa Viver Bem, o Programa de Saúde, Bem-Estar e Qualidade de Vida da Sodexo Benefícios e Incentivos, que tem como objetivo promover um estilo de vida saudável a todos os públicos, apoiar ações de educação alimentar e qualidade de vida, além de melhorar a situação nutricional dos trabalhadores brasileiros no ambiente de trabalho – e fora dele.

Fontes:

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