Beber e dirigir nunca são uma alternativa. Leia mais sobre direção segura

Não se esqueça: beber e dirigir nunca é uma opção

26 Abril 2019

Os efeitos nocivos do álcool sobre o ato de dirigir já começam no primeiro gole. Entenda o problema e busque alternativas.

Efeitos do álcool e direção

Mais de 50% dos acidentes de trânsito que ocorrem no Brasil têm uma pessoa alcoolizada envolvida (Portal do Trânsito).  Beber e dirigir é algo tão nocivo que, para conscientizar seus colaboradores, a Sodexo trará, durante o Maio Amarelo, mês de campanhas de conscientização no trânsito, um simulador que mostra os efeitos do uso do álcool na hora de dirigir, destacando a falta de responsabilidade e de respeito no trânsito dos motoristas que fazem isso.

O simulador cria um percurso onde o condutor percebe, ao longo do trajeto, mudanças no reflexo e na percepção de espaço, mostrando como a capacidade de dirigir é afetada quando se ingere bebida alcoólica. Afinal, dirigir bêbado é crime e falta de responsabilidade no trânsito.

Qualquer quantidade de álcool afeta sua capacidade de dirigir. Segundo o Detran, consumir bebida alcoólica ou usar drogas antes de dirigir causa diversos efeitos:

  • Reduz a concentração
  • Afeta a coordenação motora
  • Muda o comportamento, levando a atitudes mais impetuosas que podem causar graves acidentes
  • Prejudica a percepção de situações de perigo
  • Reduz a capacidade de ação e reação

E os efeitos do álcool no organismo que afetam sua capacidade de dirigir adequadamente podem durar até 24 horas, segundo o blog Autoesporte, que conta com diversas dicas de trânsito seguro.

Bebeu? Antes de pegar no volante, lembre-se de que você pode chamar um táxi ou pedir para uma pessoa habilitada que não consumiu álcool dirija seu veículo. Fazendo isso, você não coloca em risco a sua vida e a de outras pessoas.

Leia mais sobre respeito no trânsito: 

Sodexo no Maio Amarelo: a responsabilidade no trânsito é de todos


Conheça os cartões da Sodexo que contribuem para um trânsito mais seguro