Filtrar
Sustentabilidade

O que fazer para proteger o meio ambiente?

23/05/19 16:20

O Dia Mundial do Meio Ambiente (5/6) deveria nos inspirar a adotar hábitos sustentáveis durante todo o ano. Acompanhe uma lista fácil de colocar em prática.

Hora da verdade: o que você faz para contribuir com a preservação do meio ambiente? Você sabe qual é o seu papel para contribuir para o meio ambiente e sustentabilidade? A correria do dia a dia pode acabar nos distraindo, mas pequenas atitudes podem fazer uma grande diferença. Que tal tentar tomar um hábito pelo menos um item da lista abaixo e aprender como proteger o meio ambiente de uma vez por todas?

  • Reduza o consumo de carne – Mais de 15 mil litros de água são gastos para produzir apenas 1kg de carne bovina, segundo o site Water Footprint. Também é sabido que a criação de animais para corte tem um impacto muito negativo na poluição do ar. Não precisa cortar a carne de vez, mas tente reduzir seu consumo. Sabia como iniciar uma dieta mais flexível e manter sua saúde.
     
  • Pare de desperdiçar comida – A preservação do meio ambiente está diretamente ligada à redução de consumo e combate ao desperdício. O Brasil está entre os 10 países que mais jogam comida fora. Um pouco de planejamento é o suficiente para contribuir para reverter esse triste cenário. Aprenda a preservar sua comida (e seu dinheiro) neste artigo e, dessa forma, faça sua parte para o meio ambiente e sustentabilidade.
     
  • Mude de atitude no trabalho – como proteger o meio ambiente no trabalho? Desligar o monitor quando sair, apagar as luzes da sala de reunião, trazer uma caneca de casa... são pequenas atitudes que reduzem o consumo de energia e a geração de mais lixo plástico. Comece agora.  
  • Deixe o carro em casa quando puder – Só no Brasil, a poluição do ar mata 50 mil pessoas ao ano, segundo a Organização Mundial da Saúde. Pense nisso antes de pegar o carro para fazer trajetos curtos e repense os hábitos, procurando alternativas de transporte para o trabalho, visitar amigos e passear.
     
  • Seja responsável pelo seu lixo – Não basta separar o lixo antes de descarta-lo. Também é preciso refletir se é possível reduzir o volume de embalagens e materiais descartáveis ao longo do dia. Pense bem antes de gerar mais lixo: você precisa mesmo do canudo para tomar uma bebida?

A Sodexo trabalha diariamente, todo o mundo, para melhorar seus processos e operações, reduzindo o desperdício de energia e recursos. Saiba mais sobre as iniciativas de sustentabilidade da companhia.