Filtrar
PME

6 armadilhas que assombram os empreendedores

13/02/18 11:50

Veja os principais erros que podem atrapalhar a sobrevivência do seu negócio

Quer saber como ser um empreendedor de sucesso e vencer os desafios do empreendedorismo no Brasil? Uma boa ideia não é suficiente para que seu negócio dê certo. Na verdade, o sucesso vem depois de muito planejamento na hora de implantar estratégias e de muita disciplina para segui-las. Isso faz com que você não fique refém do acaso (“estar no lugar certo, na hora certa”) e também abre oportunidades de aprendizado em suas ações.

Conheça a seguir seis armadilhas que assombram os empreendedores e tenha cuidado para não cair nelas. A sobrevivência do seu negócio depende dessas dicas de empreendedorismo:

Pensar que você não tem concorrentes diretos – Dentre as dicas para empreender, essa é a mais importante: um novo produto é um produto inédito, certo? Errado. É raro não haver concorrentes diretos para o seu negócio. Logo, é necessário saber o que seus rivais estão fazendo e como se diferenciar. Leia sempre sobre exemplos de empreendedorismo que se assemelham ao seu negócio e aprenda com eles.

Decidir tudo com base no custo – Economizar demais é uma estratégia que será cobrada no longo prazo. Um exemplo: funcionários de baixo custo são inexperientes e pouco qualificados. Por que não investir mais para trazer os melhores profissionais? Essa dica vale também para o pequeno empreendedor no Brasil!

Ignorar o feedback do cliente – Melhor que tentar prever as vontades dos seus clientes, é ouvi-los. Em empresas consolidadas, por exemplo, o CEO ainda é procurado pelos clientes, que são os que devem orientar de fato o caminho das empresas. Esse é um dos principais desafios do empreendedor brasileiro!

Estabelecer metas irreais – Por mais que você tenha uma “grande ideia”, é preciso estabelecer metas factíveis no início. Se tudo correr bem, será possível almejar objetivos mais ambiciosos no futuro.

Ignorar marketing e comunicação – O início da maioria das empresas é marcado pelo investimento pesado em marketing (SEO, marketing de conteúdo, relações públicas, publicidade, etc.). Mais uma vez, é importante saber como são as estratégias de comunicação dos seus concorrentes e de que forma você pode se sobressair.

Ficar imobilizado pelo medo – O medo de começar um novo negócio é absolutamente normal. O problema é quando esse temor te paralisa completamente. Quer mais uma dica de como empreender com sucesso? Tenha a ousadia de implantar ideias inovadoras e saiba que eventuais insucessos não significam que o seu empreendimento esteja fadado ao fracasso. Experimentações são bem-vindas quando se quer chegar ao topo.

 

Quer saber mais? Descubra 10 livros sobre o que é empreender!

Veja também

Sodexo se compromete com o empoderamento das mulheres
Sustentabilidade

Conheça os 7 Princípios de Empoderamento das Mulheres

14/09/18 10:07

A Sodexo está comprometida com as iniciativas propostas pela ONU para incentivar a participação e o desenvolvimento das mulheres no mercado de trabalhado

Quais as informações que estão no rótulo dos alimentos?
Sodexo Club

Você sabe ler o rótulo dos alimentos?

11/09/18 09:08

Aprenda a escolher alimentos mais saudáveis para você e sua família.