Filtrar
PME

Certificado digital: o que é e como fazer

11/04/18 12:57

Você pode tornar a identidade e os dados da sua empresa mais seguros usando o e-CNPJ. Pronto para começar?

Como tirar um certificado digital para sua empresa

 

Você sabe o que é certificado digital? É uma tecnologia que traz mais segurança para transações financeiras e procedimentos administrativos, algo muito importante quando você faz a gestão de um negócio próprio.

Com o certificado digital, as informações sobre sua empresa ficam protegidas, o que ajuda a prevenir fraudes e garante a confidencialidade dos documentos. Além disso, você evita erros de cadastro nos diversos órgãos em que a empresa precisa estar, já que a informação do e-CNPJ (certificado digital) é única.

O e-CNPJ é o documento eletrônico de identidade emitido por uma Autoridade Certificadora (confira a lista de credenciados) para todos os tipos de empresa. O e-CNPJ certifica a autenticidade dos emissores e destinatários dos documentos, bem como dos dados que trafegam numa rede de comunicação, assegurando a privacidade dos dados. Isso traz muito mais segurança para o dia a dia da empresa.

O e-CNPJ é, literalmente, uma versão digital do CNPJ que facilita a gestão do negócio. Existem dois tipos:

A3 – é o e-CNPJ com maior prazo de validade (até 3 anos). A maioria dos contribuintes opta por esse modelo porque ele é portátil (pode ser levado com você em um cartão inteligente ou token) e dura mais tempo, ou seja, não precisa ser renovado anualmente como o modelo A1.

A1 – tem prazo de validade de 1 ano e é indicado para quem não precisa de um certificado digital que dure mais de 12 meses e nem da portabilidade do A3, já que o A1 fica armazenado apenas no computador do seu usuário.

Neste link você encontra os serviços que são compatíveis com cada tipo de e-CNPJ e mais detalhes sobre o que é certificado digital. Destacamos alguns comuns aos dois:

  • Receita Federal: acesse diversos serviços a partir do Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC)
     
  • Procuração eletrônica: isso ajuda muito se você precisa transmitir poderes ou responsabilidades para seu contador, por exemplo. Em algumas cidades, é possível que uma pessoa física receba a procuração para emitir notas fiscais.
A Sodexo é a melhor parceira para PMEs Quer melhorar a gestão da sua equipe e conseguir melhores resultados? A Sodexo tem uma série de soluções que atendem empresas a partir de um funcionário. Seja nosso cliente.


Leia mais sobre a administração da sua empresa aqui.