Filtrar
PME

Como otimizar a gestão de benefícios em PME?

25/05/20 16:36

Como as empresas podem melhorar o engajamento dos profissionais

 

Como a PME pode otimizar a gestão do benefício

 

 

A gestão de benefícios é o conjunto de atitudes tomadas pelas empresas com o objetivo de oferecer outras formas de remuneração aos colaboradores, além do salário. Quando a empresa não oferece benefícios para os funcionários, é possível que o nível de engajamento dos profissionais diminua, prejudicando os resultados do negócio.

Neste artigo, vamos tirar algumas dúvidas sobre a gestão do pacote de benefícios e mostrar quais pontos devem ser analisados para que ela funcione de forma eficiente na sua PME. Acompanhe a leitura!

 

Por que é importante esclarecer as políticas de benefícios empresariais?

Um dos passos mais importantes nessa questão é o esclarecimento das políticas de benefícios que a empresa pode dar. Além de estabelecer uma ordem, a empresa precisa comunicar como esse sistema funciona e quais são os direitos existentes.

Os colaboradores precisam estar cientes de quais são os tipos de benefícios que a empresa oferece. Ao esclarecer esse ponto, é possível evitar o desencontro de informações e a insatisfação dos profissionais, diminuindo, também, a possibilidade de alguma ação judicial posterior.

Quais são os benefícios empresariais obrigatórios e opcionais?

Além disso, é importantíssimo entender quais benefícios são obrigatórios e quais são opcionais de acordo com a Consolidação de Leis Trabalhistas (CLT). Vamos falar mais sobre o assunto!

Obrigatórios

Confira o que deve ser disponibilizado obrigatoriamente!

Vale-transporte

O vale-transporte é uma das obrigações. Segundo a lei, é descontado em folha de pagamento um valor fixo de até 6% referente às despesas com locomoção. O restante é subsidiado pela organização.

Férias remuneradas

Dentre os benefícios empresariais, esse é bastante querido entre os trabalhadores. Eles têm o direito a férias remuneradas, sendo que o benefício só é válido após um ano de trabalho com carteira assinada.

13º salário

O décimo terceiro salário também é uma obrigação das empresas e serve como uma bonificação anual para os colaboradores.

FGTS

O FGTS deve ser depositado mensalmente em uma conta bancária sem o acesso dos funcionários. O saque só ocorre em caso de demissão ou em condições especiais.

Adicional noturno

Ele é aplicado com colaboradores que desempenham suas funções nos horários noturnos. Desse modo, eles recebem um acréscimo de salário, conhecido como adicional noturno.

Opcionais

Confira algumas das principais alternativas e entenda por que esses benefícios são importantes!

Vale-alimentação e vale-refeição

O vale-alimentação e o vale-refeição são os benefícios opcionais mais oferecidos e muito desejados pelos profissionais. O primeiro é pago para que os colaboradores façam suas compras em supermercados. Já o segundo é para as refeições, como almoço e janta, em restaurantes.

Assistência saúde

O plano de saúde é outro benefício valorizado, sendo que o valor referente ao seguro é descontado na folha de pagamento. Ainda assim, ele é inferior à contratação particular, pois a empresa assume parte desses custos.

Plano odontológico

O plano odontológico funciona de modo parecido ao de saúde. A diferença está na existência de cobertura de tratamentos dentários.

Bolsas de estudo

A intenção do pacote de benefícios de bolsa de estudo é ajudar os profissionais a buscarem qualificação para desempenharem suas funções. A bolsa pode ser parcial ou total e ser aplicada na graduação, cursos livres ou especializações.

Auxílio-creche

O auxílio-creche é outra alternativa opcional, mais um dos benefícios que a empresa pode oferecer para motivar o funcionário. Ele se torna obrigatório para mulheres que trabalham em empresas com mais de 30 funcionários.

Vale-cultura

Nessa modalidade, o empregador define um valor mensal, que pode ser usado para a compra de ingressos para serviços culturais ou produtos, como livros, CDs, DVDs e revistas.

Vale-combustível

Este benefício tem se tornado popular graças ao aumento constante dos preços dos combustíveis. É um estímulo a mais para o colaborador se sentir valorizado e motivado a continuar no trabalho.

Seguro de vida

O seguro de vida para funcionários não é utilizado apenas em caso de falecimento. Ele também se aplica a assistência emergencial, despesas médicas, adiantamento do prêmio em vida, entre outras funcionalidades.

Home office

O home office não é um benefício tradicional, mas é uma alternativa que pode agradar os colaboradores. Por meio dele, os profissionais conseguem desempenhar suas funções em casa, sem prejudicar a empresa.

Horário flexível

O horário flexível é um benefício presente principalmente nas empresas multinacionais, que permite que os funcionários possam realizar suas atividades no momento que for mais adequado de acordo com suas rotinas. Essa facilidade é muito bem-vista pelos profissionais, que valorizam a flexibilidade.

Qual é a importância e as vantagens de oferecer benefícios extras aos colaboradores?

Nenhuma empresa é obrigada a oferecer benefícios extras aos colaboradores. Entretanto, escolher oferecer essas vantagens é uma forma inteligente de melhorar o ambiente de trabalho e a gestão de pessoas.

Ao oferecer benefícios extras para os funcionários, a organização demonstra que valoriza o colaborador e que se esforça para que ele tenha a melhor condição de trabalho possível. Vamos ver algumas vantagens que essa prática traz!

Melhora a produtividade

Colaboradores mais motivados e felizes passam a realizar suas tarefas com mais eficiência e, assim, potencializam a produtividade da empresa. Portanto, o investimento em um pacote de benefícios traz retornos claros para a PME.

Reduz o absenteísmo

O ambiente agradável e as boas condições de trabalho ajudam a reduzir os atrasos e as faltas injustificadas. Quando os benefícios empresariais são bons, eles motivam os colaboradores, que mudam de postura e passam a se preocupar mais com a execução das tarefas, tornando-se mais responsáveis.

Aumenta a retenção de talentos

Encontrar profissionais competentes é uma dificuldade real para as PMEs. Portanto, é fundamental manter os principais talentos satisfeitos, reduzindo a chance de saída para outra empresa.

Além disso, a retenção de talentos reduz a necessidade de gastos com contratação, treinamento e capacitação de novos colaboradores. Investir em programas inovadores e diferenciados é uma forma eficiente de oferecer vantagens para que eles permaneçam no emprego.

Qual é a vantagem de oferecer flexibilidade nos benefícios?

 

As empresas também podem optar pelo oferecimento de um pacote de benefícios flexível e fazer a gestão desses benefícios. Desse modo, os colaboradores recebem o que é obrigatório, mas podem escolher quais serão os demais auxílios recebidos.

Essa prática permite que todos os colaboradores escolham os tipos de benefícios que se encaixam melhor às suas necessidades individuais. Desse modo, a possibilidade de que eles fiquem satisfeitos com o que está sendo recebido aumenta consideravelmente.

Com a satisfação, também há a tendência de aumento na motivação da equipe e, consequentemente, na produtividade e no desempenho, como demonstramos no tópico anterior.

 

Como uma empresa especializada pode contribuir?

Outra opção interessante é a contratação de uma empresa especializada, que pode contribuir para melhorar a gestão de benefícios na sua PME. Com profissionais experientes e qualificados, a administração desses recursos será mais eficiente, contribuindo para o crescimento do negócio.

Para isso, é fundamental encontrar uma empresa confiável em gestão de benefícios, com boa reputação no mercado e que realmente ofereça um serviço de qualidade. A Sodexo é referência na área, pois conta com um pacote completo de benefícios para pequenas empresas.

Além disso, a qualidade no atendimento para PMEs é outro diferencial, pois é possível tirar dúvidas e resolver problemas por vários canais de atendimento, o que facilita a comunicação e contribui para aumentar a eficiência na sua empresa.

Neste artigo, vimos como a gestão de benefícios para PME é fundamental para melhorar o ambiente organizacional e aumentar a motivação dos colaboradores. Portanto, investir nessa área é uma forma de manter os profissionais engajados e compromissados, aumentando a produtividade e os resultados do negócio.

Gostou deste conteúdo? Então, aproveite para conhecer como a Sodexo contribui para o oferecimento de benefícios para PME!