Filtrar
PME

PME: você já conferiu o calendário do eSocial?

15/12/17 16:17

Já está em vigor o novo sistema obrigatório de registro fiscal para empresas e MEIs com funcionários, feito pelo governo federal. Veja os prazos e entenda como funciona.

O eSocial (Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas) começará a ser implantado para empresas durante o ano de 2018.

Em 8 de janeiro de 2018, começa a implantação para empresas com faturamento anual superior a R$ 78 milhões. A partir de 16 de julho, empresas de todos os portes (incluindo PMEs e MEIs com empregados) terão que, obrigatoriamente, reportar suas movimentações fiscais, trabalhistas e previdenciárias através da ferramenta.

Confira o calendário:

Calendário 2018 do eSocial para empresas e PMEs

De acordo com o Estadão, o eSocial Empresas “é um novo sistema de registro feito pelo governo federal com o objetivo de desburocratizar e facilitar a administração de informações relativas aos trabalhadores, de forma a simplificar a prestação das informações referentes às obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas. Por meio dele, pretende-se também reduzir custos e tempo da área contábil das empresas na hora de executar 15 obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas.”

O cadastro para o eSocial dever ser feito no site do Governo Federal, veja aqui uma página com perguntas e respostas sobre como se cadastrar no eSocial.